Avião com insumo para produzir 5 milhões de doses de vacina chega a SP

Aeronave que decolou de Pequim carregava 3 mil litros de IFA, que serão usados na fabricação da Coronavac

atualizado 19/04/2021 7:58

chegada insumos CoronavacReprodução/Twitter

São Paulo – Pousou, às 6h15 desta segunda-feira (19/4), no aeroporto de Guarulhos (SP), o avião que transporta 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção da vacina Coronavac.

A aeronave Boeing 777 da empresa aérea Turkish decolou na sexta-feira (16/4), às 14h, e fez duas paradas, em Istambul (Turquia) e Dacar (Senegal), para abastecimento, antes de desembarcar na Grande São Paulo.

O material enviado pela farmacêutica chinesa Sinovac será usado na fabricação de 5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 pelo Instituto Butantan. O insumo chega com cerca de duas semanas de atraso, após a carga ficar retida na alfândega no país asiático.

Como consequência, a entrega de 46 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde, prevista para 30 de abril, foi adiada para 10 de maio. O anúncio foi feito pelo diretor do Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa na última quarta-feira (14/4).

“Com isso, permitiremos a produção de mais de 5 milhões de doses, que serão entregues para completar o primeiro contrato com o Ministério da Saúde e já iniciar o segundo contrato de 54 milhões”, declarou Covas na ocasião.

Segundo o calendário do governo estadual, o envio de 100 milhões de doses da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) será feito em 30 de agosto. A previsão inicial era 30 de setembro, mas foi reduzida depois que o Butantan contratou mais funcionários e aumentou a escala de produção para 24 horas, nos sete dias da semana.

Até o momento, o governo de São Paulo disponibilizou 40,7 milhões de doses do imunizante contra o coronavírus.

0

Últimas notícias