metropoles.com

Políticos marcam presença em velório de neto de ex-presidente Lula

Boulos, ex-candidato à Presidência da República, está no velório do menino. Diversos políticos prestam solidariedade à família de Arthur

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Rodrigues/Especial para o Metrópoles
enterro3
1 de 1 enterro3 - Foto: Rodrigo Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Ex-candidato à presidência da República pelo PSol, Guilherme Boulos foi um dos primeiros a chegar ao Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP), na manhã deste sábado (2/3). O corpo de Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, neto do ex-presidente Lula, é velado no local desde a noite dessa sexta-feira (1º). O menino foi vítima de uma meningite.

“Essa situação deixou de ser uma questão política e passou a ser uma questão de caráter”, afirmou o político. Segundo ele, é preciso que, neste momento, todos deixem de lado brigas e certezas para prestar condolências à família de Arthur. A expectativa de Boulos é que ele consiga, ao menos, encontrar com Lula rapidamente para dar um abraço.

Diversos políticos, principalmente do PT, chegam ao local. Adversário de Boulos nas eleições presidenciais de outubro passado, Fernando Haddad (PT-SP) entrou no cemitério ainda no início da manhã, acompanhado da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

Outros nomes importantes do PT já estão em São Bernardo, como a ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Lula, Benedita da Silva, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ex-senador Eduardo Suplici, e o ex-presidente da legenda, José Genoino.

Já a ex-presidente Dilma Rousseff desembarcou na cidade por volta das 9h, acompanhada do ex-presidente do PT Rui Falcão. Os dois devem ficar na cidade até o fim da cerimônia, marcada para às 12h, quando o corpo da criança será cremado. Até lá, nomes do PCdoB, PSol e demais partidos que mantêm uma boa relação com o ex-presidente também deverão passar pelo local.

Rodrigo Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Nesta manhã, a morte do garoto foi lamentada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, nas redes sociais.

Entenda
O avião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a São Paulo por volta das 8h30 deste sábado. Ele deixou a sede da Polícia Federal às 7h, depois de conseguir autorização para ir ao velório do neto. Lula saiu da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba de helicóptero a caminho do aeroporto. De lá, pegou um avião cedido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), atendendo a pedido da PF.

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, autorizou a soltura do ex-presidente no fim da tarde de sexta, após parecer favorável do Ministério Público. “Foi autorizada a participação de Lula no velório e, a fim de preservar a intimidade da família e garantir não apenas a integridade do preso, mas a segurança pública, os detalhes do deslocamento serão mantidos em sigilo”, informou a Justiça Federal do estado.

Neto de Lula, Arthur Araújo Lula da Silva morreu nesta sexta-feira, vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, mas o quadro de saúde se agravou e ele não resistiu. Arthur é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. Foi Sandro quem obteve autorização da Polícia Federal e informou o pai sobre a morte do menino. A partir daí, começou o trâmite da defesa do ex-presidente para garantir a liberação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?