metropoles.com

“Atentam contra a soberania”, diz PT sobre declarações de Elon Musk

Em nota, o PT afirmou que as declarações de Musk mostram a “arrogância” do bilionário, que sugeriu “censura” no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PT
1 de 1 PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após o empresário sul-africano Elon Musk pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o Partido dos Trabalhdores (PT) afirmou que as manifestações do dono do X “atentam contra a soberania brasileira”.

“Ao atacar o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o bilionário ameaça diretamente o estado de direito democrático e as instituições do nosso país”, diz a nota do partido.

As exposições de Musk foram feitas por meio das redes sociais. Durante o fim de semana, o dono do X fez uma série de críticas a Moraes e chegou a desafiar o ministro, ao dizer que estava “revertendo todas as restrições” aplicadas, mesmo que isso custe a operação do X no país.

Neste domingo (7/4), o empresário disse que Moraes deve “renunciar ou sofrer impeachment”. Pontuou ainda que o ministro “traiu descarada e repetidamente a Constituição e a população do Brasil”.

Na mesma postagem, o bilionário anunciou que publicará, “em breve”, tudo que é exigido pelo ministro. Ele afirmou ainda que as solicitações “violam a lei brasileira”.

De acordo com o PT, as falas de Musk “merecem o mais veemente repúdio”. Na nota, divulgada neste domingo (7/4), o partido chamou o bilionário de arrogante e apontou para a necessidade de regulação das mídias.

“Sua demonstração de arrogância serve à campanha de mentiras de Jair Bolsonaro contra o Judiciário brasileiro e configura ingerência totalmente descabida na vida política e na democracia em nosso país. A ofensiva truculenta do dono do “X” é mais uma evidência de que as plataformas devem se submeter a uma regulamentação muito clara, como ocorre em outros países, para que deixem de servir à propagação de mentiras e campanhas de ódio”, disse a Executiva Nacional do PT.

Ainda no comunicado, a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, ao TSE e ao STF “pelo importante papel que têm desempenhado na defesa dos direitos e das garantias constitucionais contra quem os ataca”.

Disseminação de fake news

Musk adquiriu o X em 2022 e, desde então, tem enfrentado polêmicas. Ele se descreve como um “absolutista da liberdade de expressão”. A plataforma reduziu as equipes de moderação de conteúdo, e usuários e especialistas apontam o crescimento do discurso de ódio e da desinformação.

No ano passado, o bilionário se pronunciou sobre o PL das Fake News. Na ocasião, a Câmara dos Deputados ignorou a pressão das big techs e aprovou a urgência do projeto de lei que regulamenta as redes sociais e impõe sanções a plataformas que não retirarem do ar, até 24 horas após decisão judicial, conteúdos ilícitos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?