metropoles.com

Assembleia do Paraná aprova proibição da linguagem neutra em escolas

Caso o projeto seja sancionado, o governo do Paraná fica proibido de incluir a linguagem neutra em concursos públicos e publicidades

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Carteiras e cadeiras em sala de aula vazia, iluminada ao fundo por luz solar - Metrópoles
1 de 1 Carteiras e cadeiras em sala de aula vazia, iluminada ao fundo por luz solar - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas públicas do estado. Se sancionado pelo governador Ratinho Júnior (PSD), a administração estadual fica proibida de utilizar termos como “todes” e “menines” também em também concursos públicos, publicidades e documentos oficiais.

A votação ocorreu na terça-feira (13/12), quando a casa legislativa aprovou a proposta com o voto de 26 deputados estaduais. Outros cinco parlamentares se posicionaram contra, enquanto apenas um se absteve.

A matéria é de autoria dos parlamentares Homero Marchese (Republicanos), Alexandre Amaro (Republicanos), Marcio Pacheco (Republicanos) e Coronel Lee (Democratas).

Um dos autores da proposta, Homero Marchese defendeu a matéria. Na tribuna, o parlamentar  afirmou que a aplicação da linguagem neutra tem como objetivo “dominar, pela linguagem, o pensamento da população para que reflita, exatamente, aquele pensamento defendido por um pequeno número de pessoas”.

“É preciso deixar nossas crianças em paz”, disse Marchese, que ainda afirmou que o uso da linguagem neutra pode ser destrutivo para o desenvolvimento de crianças.

“O uso da chamada linguagem neutra é gramaticalmente incorreto, prejudica o aprendizado, nesse sentido, exclui, ao invés de incluir”, disse.

O deputado Professor Lemos (PT), por sua vez, se posicionou contra a matéria. “O projeto está querendo dizer que nós não ensinamos a língua padrão. Nós ensinamos a língua padrão, sim, nas escolas e universidades, mas respeitamos e valorizamos a linguagem coloquial”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?