metropoles.com

Araraquara entra em lockdown após detectar variante brasileira

Decreto vale a partir de segunda-feira (15/2). Nesse sábado (13/2), a cidade tinha 100% de ocupação em leitos de enfermaria e 84% em UTI

atualizado

Compartilhar notícia

Assessoria
Fevereiro de 2021 - Prefeito Edinho Silva em abertura de novos leitos em Araraquara
1 de 1 Fevereiro de 2021 - Prefeito Edinho Silva em abertura de novos leitos em Araraquara - Foto: Assessoria

São Paulo – A Prefeitura de Araraquara determinou que a cidade entrará em lockdown a partir desta segunda-feira (15/2). A cidade é considerada um polo regional, tem cerca de 238 mil habitantes e está a 251 km da capital, São Paulo.

A decisão da Prefeitura de Araraquara ocorre após a confirmação de que duas variantes mais contagiosas do novo coronavírus circulam pela cidade —a brasileira e a do Reino Unido. As novas cepas foram identificadas pelo Instituto de Medicina Tropical, órgão vinculado à Universidade de São Paulo (USP), nessa sexta (12/2).

Atualização: Governo descartou infecção por variante do Reino Unido em segundo teste na manhã de segunda-feira (15/2).

Informações do boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus da cidade desse sábado (13/2) também pesam na decisão. Segundo o boletim, Araraquara tinha 100% dos leitos de enfermaria e 84% dos leitos de UTI ocupados

“Isso exigirá um sacrifício maior para conter a contaminação. Nossa capacidade de internação está sendo testada, chegando próxima do colapso”, afirmou o prefeito Edinho Silva (PT).

Regras do lockdown

O período de isolamento deverá durar 15 dias. Igrejas, academias, clubes, parques estão proibidos de abrirem as portas. A circulação de pedestres, bicicletas e carros estará restrita.

A população deverá sair de casa apenas para compras em mercados, farmácias, para ir a hospitais ou outro destino extraordinário e justificado.

O comércio essencial deverá funcionar através de senhas, com fechamento completo a partir das 20h.

A fiscalização da circulação será feita pela Guarda Municipal e Polícia Militar e infratores estarão sujeitos a multa de até R$ 6 mil.

0

Compartilhar notícia