metropoles.com

Aprovação a Lula sobe em meio a julgamento de Bolsonaro, diz Datafolha

Pesquisa aponta recuperação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diante de Jair Bolsonaro, mas reprovação segue maior que aprovação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Lula e Bolsonaro
1 de 1 Lula e Bolsonaro - Foto: Arte/Metrópoles

A aprovação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou alta, mas segue atrás da reprovação, conforme a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11/9). O levantamento foi realizado em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), julgado por atentado a democracia.

Segundo o instituto, 33% dos entrevistados avaliam a gestão Lula como ótima ou boa — uma alta de quatro pontos em relação à pesquisa de julho.

O índice volta ao patamar de dezembro de 2024, antes da queda de popularidade do petista.

Já a reprovação ao governo continua maior: 38% classificam a administração como ruim ou péssima. Outros 28% consideram a gestão “regular”, enquanto 2% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre segunda (9/9) e terça-feira (10/9), em 133 municípios, com mais de 2 mil entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O resultado mostra uma leve recuperação da imagem de Lula em meio a um cenário político marcado pelo julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). O petista tenta retomar apoio popular após meses de desgaste, enquanto a oposição enfrenta o impacto do processo judicial contra o ex-presidente.

Recuperação após queda

Lula havia iniciado 2025 em dificuldades, pressionado por crise política, problemas econômicos e pelo desgaste da chamada “crise do Pix”. Em dezembro de 2024, tinha 35% de ótimo/bom, 34% de ruim/péssimo e 29% de regular.

Nos meses seguintes, os índices despencaram para 24% de aprovação, 41% de reprovação e 32% de avaliação regular, recuperando-se levemente em setembro.

Na rodada anterior, no fim de julho, o governo registrava 29% de ótimo/bom e 40% de ruim/péssimo. A melhora atual interrompe um período de estagnação.

Comparação com Bolsonaro

Após dois anos e nove meses de mandato, Lula aparece com 33% de avaliação positiva. No mesmo período de governo, Bolsonaro tinha 22% de ótimo/bom e 53% de ruim/péssimo, com 24% de regular.

No recorte sobre o trabalho pessoal de Lula como presidente, 48% afirmaram aprovar sua atuação, contra 48% que desaprovam — empate dentro da margem de erro. Em julho, a aprovação era de 46%, e a desaprovação de 50%.

Perfil do eleitorado

O presidente tem melhor avaliação entre nordestinos (45% de ótimo/bom), entre os menos escolarizados (40%), entre pessoas de 45 a 59 anos (40%) e entre os mais pobres (39%).

Já a reprovação é maior no Sul (52%), entre evangélicos (52%), eleitores de maior renda (de 47% a 51% entre quem ganha acima de dois salários mínimos mensais) e com ensino superior (46%).

No Nordeste, base eleitoral histórica do petista, a aprovação subiu de 38% para 45%.

Aprovação a Lula sobe em meio a julgamento de Bolsonaro, diz Datafolha - destaque galeria
6 imagens
Aprovação a Lula sobe em meio a julgamento de Bolsonaro, diz Datafolha - imagem 2
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Aprovação a Lula sobe em meio a julgamento de Bolsonaro, diz Datafolha - imagem 1
1 de 6

Ricardo Stuckert / PR
Aprovação a Lula sobe em meio a julgamento de Bolsonaro, diz Datafolha - imagem 2
2 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
3 de 6

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O ex-presidente Jair Bolsonaro
4 de 6

O ex-presidente Jair Bolsonaro

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado
5 de 6

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
O ex-presidente Jair Bolsonaro
6 de 6

O ex-presidente Jair Bolsonaro

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?