metropoles.com

Aprovação de Lula no Nordeste cai de 55% para 45%, aponta Ipec

Avaliação positiva de Lula recuou 10 pontos percentuais na única região onde ele teve mais votos que Bolsonaro, de acordo com a pesquisa

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula segura microfone durante fala à imprensa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul, na noite desta terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty e responde perguntas de jornalistas - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula segura microfone durante fala à imprensa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul, na noite desta terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty e responde perguntas de jornalistas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Dados da pesquisa Ipec, divulgada nesta sexta-feira (9/6) pelo jornal O Globo, apontam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou 10 pontos percentuais em aprovação na Região Nordeste do país. De acordo com o levantamento, a aprovação do governo de Lula caiu de 55% para 45% desde abril.

O Nordeste foi a única região onde Lula teve mais votos que Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições. No entanto, os moradores daquela área permanecem como o segmento que mais avalia a gestão Lula 3 como “boa” ou “ótima”.

O maior percentual de avaliações “ruim” ou “péssima” foi registrado nas regiões Norte e Centro-Oeste: 33% — eram 21% há dois meses.

Segundo o Ipec, 37% dos brasileiros classificam a gestão do petista como “boa” ou “ótima”; já as avaliações de “ruim” ou “péssima” somam 28%. Os que consideram o governo regular são 32%.

Conforme aponta a pesquisa, em relação a abril, a aprovação e a reprovação oscilaram 2%. A avaliação positiva passou de 39% para 37%, enquanto a negativa passou de 26% para 28%.

Compartilhar notícia