Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Após tarifaço, Lula fala em não deixar "ninguém meter o nariz" no país

Presidente ressaltou a necessidade de investir nas Forças Armadas do Brasil para defesa das riquezas nacionais

24/07/2026 14:05, atualizado 24/07/2026 15:04
Ricardo Stucker
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita a unidades industriais da empresa Avibras Aeroco, na Rodovia dos Tamoios, km 14, Jacareí - SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (24/7), que quer investir nas Forças Armadas do Brasil e deixá-las bem equipadas para “ninguém meter o nariz no nosso país”.

“[Quero as Forças Armadas] Com armamento e conhecimento científico e tecnológico para que a gente possa andar de cabeça erguida, sem nenhuma arrogância, falando em paz. Mas preparado para não deixar ninguém meter o nariz no nosso país”, afirmou durante visita a unidades industriais da empresa Avibras Aeroco, em Jacareí (SP).

A declaração de Lula vem na semana em que os Estados Unidos impuseram tarifas adicionais ao Brasil, o que fez a sobretaxa aos produtos brasileiros chegaram a até 37,5%.


Os EUA adicionaram duas tarifas extras ao Brasil:


O governo brasileiro rechaçou a imposição das taxas, que classificou como de “caráter completamente arbitrário e injustificado”, e prometeu acionar os instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade.

O presidente também afirmou que é preciso cuidar da Defesa para proteger a soberania do Brasil, citando a riqueza de mineiras críticos e terras raras brasileiras.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Nós precisamos levar em conta que a Defesa é séria. Porque, se a gente vai conversar com algumas pessoas, elas falam: vai gastar dinheiro com Forças Armadas? Para quê? Não precisamos disso. Eu sempre falo isso. As Forças Armadas é que nem Deus, você pode não acreditar, mas a primeira vez que você tiver dor de barriga, você vai dizer: ai, meu Deus. Então as Forças Armadas a mesma coisa”, afirmou o presidente.

Sem citar nomes, o presidente Lula afirmou que tem “loucos no mundo querendo fazer guerra”, e citou as diversas fronteiras do Brasil com países da América do Sul para defender investimentos nas Forças Armadas brasileiras.

“A gente tem fronteira com todos os países da América do Sul, menos com o Chile e com o Equador. A gente tem a África na nossa frente e a gente tem os loucos pelo mundo querendo fazer guerra. A gente não pode se esquecer que, embora a gente só gosta de paz, a gente seja de paz […], a gente não pode se esquecer que um belo dia o Paraguai resolveu invadir o Brasil, invadiu Corumbá, ao mesmo tempo invadiu Uruguai, ao mesmo tempo invadiu Argentina. E aquela guerra, que parecia que era nada, durou cinco anos “, disse Lula.

A Avibras Aeroco, empresa que Lula visitou nesta sexta, em Jacareí (SP), é responsável por projetar e desenvolver produtos e serviços de defesa fornecidos às Forças Armadas do Brasil (FAB).