metropoles.com

Após prisões de engenheiros, diretor jurídico defende Vale. Veja vídeo

Segundo Alexandre D’Ambrósio, empresa tem colaborado com as autoridades após o rompimento da barragem em Brumadinho

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Diretor vale
1 de 1 Diretor vale - Foto: Reprodução

Após as prisões por homicídio qualificado, na manhã desta terça-feira (29/1), de cinco engenheiros que atestaram a segurança da barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), o diretor jurídico da Vale, Alexandre D’Ambrósio (foto em destaque), gravou um vídeo comentando as operações de busca e apreensão ocorrida no interior da empresa. Ele afirmou que foi determinada “colaboração total e irrestrita” com as autoridades.

Segundo D’Ambrósio, a Vale enviou ao Ministério Público cópia de uma sindicância interna feita após o acidente. “Antes mesmo da expedição de qualquer mandado judicial, estive pessoalmente em reunião com os Ministérios Públicos federal estadual em Minas Gerais para reafirmar o compromisso da Vale com apuração dos fatos. Além disso, nos colocamos à disposição das autoridades para prestar qualquer informação desejada”, diz, no vídeo.

“Um exemplo disso: hoje, durante a busca e apreensão na mina de águas claras, em Minas Gerais, a autoridade policial solicitou que a empresa permitisse a extensão da diligência a outra mina, a mina de Mutuca. Embora pedido nem constasse na ordem judicial, a empresa prontamente concordou, facilitando o acesso das autoridades”, declara o diretor.

“A vale é a maior interessada no esclarecimento das causas desse rompimento. A equipe jurídica iniciou ontem, já no primeiro dia útil após o acidente, a primeira fase de uma sindicância interna. Agora há pouco, essa mesma equipe compartilhou espontaneamente essas informações apuradas até o momento com as autoridades policiais do Ministério Público.”

D’Ambrósio afirma ainda que, depois do acidente, enviou comunicação a todos os funcionários da empresa “determinando que sejam preservados todos e-mails, documentos e arquivos de qualquer espécie.” O diretor conclui dizendo que sua prioridade pessoal “e dos demais integrantes da diretoria da Vale” é “de fazer tudo que for possível para atenuar o sofrimento das vítimas e seus familiares”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?