Após polêmica com Nordeste, Bolsonaro inaugura aeroporto na Bahia

Governador, Rui Costa (PT), anunciou que não vai comparecer à inauguração do terminal de Vitória da Conquista

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 23/07/2019 9:05

Em meio à polêmica sobre declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o Nordeste, o chefe do Executivo participa, nesta terça-feira (23/07/2019), da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA). É a segunda visita do pesselista à região desde que assumiu o mandato.

Na sexta-feira (19/07/2019), antes de começar o café da manhã com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro, sem saber que áudios estavam sendo vazados, disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que “dos governadores de paraíba, o pior era o do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB)“. A declaração, feita informalmente, causou mal-estar.

O presidente tuitou, na noite dessa segunda-feira (22/07/2019), sobre a viagem:

O presidente passou o fim de semana se explicando. “Criticamos alguns governadores do Nordeste, mas nunca abandonaremos o nosso querido povo nordestino”, escreveu o presidente, no Twitter.

As declarações provocaram reações imediatas. Em carta, os governadores do Nordeste repudiaram a fala de Bolsonaro. “Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz o comunicado.

No último sábado, (20/07/2019), o chefe do Palácio do Planalto atribuiu as reações à “ideologia” e à “manipulação de eleitores”. “Eles, os governadores, são unidos. Eles têm uma ideologia, perderam as eleições e tentam o tempo todo por meio da desinformação manipular eleitores nordestinos”, retrucou, ao sair do Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que não vai comparecer à inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (BA). “Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o governo federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e, desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia”, disse Costa, em um vídeo divulgado pela sua assessoria.

Últimas notícias