metropoles.com

Após PIB de 2,9% em 2023, governo segue prevendo alta de 2,2% em 2024

Projeções do mercado apontam para crescimento do PIB nacional menor do que a previsão do governo, de cerca de 1,75% em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Maquina coletando produto de plantação pib - Metrópoles
1 de 1 Maquina coletando produto de plantação pib - Metrópoles - Foto: Getty Images

Após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, que cresceu 2,9%, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda afirmou que a expectativa para 2024 segue em 2,2%.

As projeções de mercado atualizadas apontam para crescimento menor, de cerca de 1,75%, segundo o boletim Focus, do Banco Central (BC).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado do indicador foi puxado pela alta da atividade agropecuária, que cresceu 15,1% de 2022 para 2023. Houve crescimento também no setor de serviços (2,4%) e na indústria (1,6%).

“Por ora, a expectativa de crescimento da SPE para o PIB de 2024 é de 2,2%, reflexo da menor contribuição do setor agropecuário comparativamente a 2023”, diz a secretaria, em nota divulgada nesta sexta-feira (1º/3).

Além disso, o governo cita a possível recuperação da atividade industrial – guiada pela retomada dos investimentos produtivos e continuidade da expansão da produção extrativa mineral. Também frisa que deverá haver uma estabilidade no ritmo de expansão dos serviços, com a menor contribuição de benefícios fiscais sendo compensada pelo avanço do crédito e resiliência do mercado de trabalho.

No ano passado, o ritmo de crescimento ficou marginalmente abaixo do observado em 2022 e das expectativas de mercado (3,0%, segundo a Bloomberg) e da projeção da SPE (3,0%).

Comparativo internacional do PIB

A Secretaria de Política Econômica salienta que, entre os países do G-0 que já divulgaram o resultado do produto interno bruto do quarto trimestre de 2023, o resultado do Brasil ocupou a 8ª colocação na comparação interanual; e a 6ª melhor posição no ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?