metropoles.com

Após operação suspensa, Procon-SP notifica Itapemirim

Órgão de defesa do consumidor advertiu empresa de transportes que cancelou todos voos na sexta-feira (17/12). Multa pode chegar a R$ 11 mi

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Anac pede a passageiros de 480 voos da ITA para não irem a aeroportos
1 de 1 Anac pede a passageiros de 480 voos da ITA para não irem a aeroportos - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (20/12) o grupo Itapemirim após a empresa de transportes cancelar todos os voos e suspender temporariamente as suas operações no Brasil.

O órgão de defesa do consumidor do Estado de São Paulo também deve aplicar multa que pode chegar ao valor de R$ 11 milhões. O Procon-SP ajuizará ação civil pública para indenização por dano moral coletivo na Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo.

0

A orientação é para que os passageiros lesados entrem no site do Procon-SP e registrem reclamação. Segundo o Procon, a Itapemirim deve ainda acomodar os passageiros em hotéis ou reembolsá-los imediatamente por ter se caracterizado caso de má-fé.

O Metrópoles questionou a Itaperimim sobre a situação, mas até o momento a empresa não retornou o contato.

Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou, neste sábado (18/12), que passageiros da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa.

Segundo a Anac, os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A Anac também orienta aos passageiros a recorrer à plataforma Consumidor.gov.br.

Voos suspensos

A ITA interrompeu suas atividades nesta sexta-feira (17/12) e está com o Certificado de Operador Aéreo (COA) suspenso. Estavam previstos 480 voos da companhia até 31 de dezembro.

Neste sábado (18/12), a companhia informou, em nota, que havia 30 voos programados com diversas origens e destinos no Brasil. “A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível”, disse em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?