Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Após ligação de Trump, Rubio conversa com Mauro Vieira, revela Lula

De acordo com Lula, a expectativa é que as negociações sobre o tarifaço avancem. Haddad deve se reunir com secretário de Tesouro dos EUA

Repórter de Brasil09/10/2025 08:37, atualizado 09/10/2025 11:51
Compartilhar notícia
Reprodução/Piatã FM
O presidente Lula

Designado para intermediar as negociações sobre o tarifaço, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ligou para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nessa quarta-feira (8/10). A informação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista.

Segundo o chefe do Planalto, a expectativa a partir de agora comece um novo momento nas relações entre os países.

“Ainda ontem a pessoa que ele [presidente dos EUA, Donald Trump] indicou, que é o secretário de Estado Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora. E vamos ver se a gente consegue se acertar porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos, não quer briga com o Uruguai, com a Bolívia, o Brasil quer paz e amor”, disse o presidente.

O petista relembrou a conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, no início da semana. Segundo ele, o diálogo ocorreu de forma civilizada e que Trump foi “gentil”.

“Havia uma expectativa de que ia ter muita discussão. Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com o outro. Eu o tratando de forma civilizada e ele me tratando de forma civilizada”, ressaltou.

As declarações ocorreram durante entrevista à rádio Piatã FM, da Bahia. Lula embarca para o estado na manhã desta quinta-feira (9/10) para cumprir agendas.

Por parte do Brasil, os indicados para darem continuidade às conversas sobre o tarifaço foram o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Mauro Vieira, e Fernando Haddad, da Fazenda. O titular da equipe econômica viaja para os Estados Unidos na próxima semana e há uma expectativa de reunião com o secretário do Tesouro Scott Bessent.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters