
Após críticas, Janja diz que atuação em campanha de Lula é "legítima"
Posicionamento ocorre após a ex-senadora Kátia Abreu afirmar que Janja ocupa, na campanha, um espaço maior que o do vice Geraldo Alckmin
07/10/2026 19:12, atualizado 07/10/2026 19:42

A primeira-dama Janja Lula da Silva rebateu as críticas da ex-senadora Kátia Abreu (PT-TO) sobre a participação na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Coordenadora de campanha do petista no Tocantins, a ex-parlamentar afirmou que a esposa de Lula ocupa, na campanha, um espaço maior que o do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
Em nota, a assessoria de imprensa da primeira-dama afirmou que sua atuação é “legítima” e “respaldada pelo presidente Lula”.
“Independentemente do que falem, Janja seguirá na campanha. Sua participação é legítima e sempre respaldada pelo presidente Lula”, diz o comunicado.
A nota finaliza, sem citar as declarações da ex-senadora: “O objetivo de todos os envolvidos é um só: reeleger o presidente!”.
Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (7/10), Kátia Abreu cobrou maior participação do vice-presidente na campanha. A tese também foi defendida pela ex-senadora em reunião da Executiva do PT na terça.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas“A primeira-dama está ocupando um espaço maior do que o vice-presidente. E não querendo desmerecê-la. Ao contrário, querendo enaltecer o vice-presidente Alckmin”, afirmou ela durante a entrevista.
Questionada sobre as falas na reunião, Abreu destacou a necessidade de ampliar o protagonismo de Alckmin na corrida.
“Na área de economia, por exemplo, o Alckmin dá show. Ele sabe conversar de igual para igual com qualquer pessoa. Então eu quis dizer que ela está maior do que o Alckmin na campanha e eu acho isso errado. Já que vazou, não pretendia que vazasse, mas também não vou desmentir uma opinião pessoal verdadeira. Repito: sem querer menosprezar ninguém”, concluiu.



