metropoles.com

Após 2 anos, Caruaru retoma festas juninas no “São João do Reencontro”

Cidade pernambucana diz sediar o “maior e melhor São João do mundo” e, em 2022, terá a 1ª grande festa popular do Nordeste no pós-pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Janaína Pepeu
Caruaru-3
1 de 1 Caruaru-3 - Foto: Divulgação/Janaína Pepeu

Dois anos: este é o tempo em que o nordestino, por conta da pandemia de Covid-19, ficou privado de uma de suas maiores manifestações culturais: os festejos juninos. E após esse hiato, Caruaru, a Capital do Forró, no agreste de Pernambuco, quer reafirmar que merece ser chamada assim. A cidade promete realizar a maior festa junina do país em uma edição histórica, com expectativa de público de 3 milhões de pessoas durante um mês de atividades.

Caruaru vangloria-se de sediar o “maior e melhor São João do mundo“. Porém, em 2022, na primeira grande festa popular do Nordeste no pós-pandemia, será o “o São João do Reencontro”.

Deste sábado (4/6) até 2 de julho, a cidade terá 24 polos espalhados da zona urbana à zona rural, mais de 800 apresentações – entre bandas de pífanos, trios pé de serra, bandas de forró, quadrilhas, companhias de dança e atrações conhecidas nacionalmente.

Elba Ramalho, Wesley Safadão, Alok, Mayara e Maraísa, João Gomes, Alceu Valença, Matheus e Kauan, Simone e Simaria, Fundo de Quintal e Paulo Miklos são nomes garantidos.

Em 2022, o município espera movimentar entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões. De acordo com um levantamento da Agência Regional do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), neste São João a tendência é de que o número de empregos temporários cresça de 30% a 50%, em comparação com o mesmo período de 2019. Cerca de 7 mil empregos diretos devem ser gerados.

No São João, Caruaru se veste de bandeirinhas e balões. Descentralizando os festejos, o São João da Roça contempla 12 localidades de áreas rurais. No Alto do Moura, ponto turístico conhecido como o “maior centro de artes figurativas das Américas”, a festa fica por conta de grandes forrozeiros conhecidos do público nordestino. Santanna, Flávio José, Cezzinha e Domingos Acioly são nomes confirmados para animar o público.

Comidas gigantes

A programação conta, ainda, com a realização das famosas comidas gigantes. Em Caruaru, as comidas típicas equivalem aos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda. Este ano, são 44 iguarias. Quem visita a festa pode se deliciar com pratos gigantes de cuscuz, bolo de milho, pé de moleque, mungunzá e chocolate quente, entre outros.

Neste sábado, na abertura da festa, a programação oferece shows de Elba Ramalho, Maestro Mozart Vieira e Orquestra de Pífanos de Caruaru, Solange Almeida e Claudia Leitte.

Neste domingo (5/6), haverá a abertura de um dos polos mais visitados no mês de junho: o Mestre Vitalino, que fica no Alto do Moura. A partir do meio-dia, sobem ao palco Santanna, o cantador, Joana Angélica, Jailson Rosset e Trio Remelexo. No Pátio, a partir das 20h, tocam Eric Land, Alcymar Monteiro e Alceu Valença.

A programação completa e outras informações podem ser conferidas no Instagram @saojoaocaruaru.oficial.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia