metropoles.com

Apoio à pena de morte bate recorde entre brasileiros, aponta Datafolha

Mais da metade da população é favorável à execução máxima. Índice é maior entre os pobres

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Gavel martelo justiça
1 de 1 Gavel martelo justiça - Foto: iStock

O apoio à pena de morte cresceu desde 2008 e bateu recorde entre os brasileiros. É o que revela uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (8/1). Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados são favoráveis à adoção desse tipo de sentença. Naquele ano, data da última pesquisa, 47% tinham a mesma opinião. A informação é do portal Folha de S.Paulo.

Desde que a questão passou a ser medida pelo Datafolha, em 1991, o índice de apoio é recorde. Porém, empata na margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com os índices de 1993 e 2007, quando 55% da população se disseram favoráveis à punição.

São contrários à pena de morte 39% da população. Além disso, 1% se declarou indiferente e outros 3% não souberam responder. Segundo a pesquisa, o apoio à pena de morte é maior entre os brasileiros mais pobres. Entre aqueles com renda mensal de até 5 salários mínimos (R$ 4.770), o apoio é de 58%. O índice recua para 51% na faixa dos 5 a 10 salários (R$ 9.540) e cai ainda mais entre a parcela mais rica, indo para 42%.

Com 54% de apoio, mulheres tendem a apoiar menos a punição. Entre os homens, o apoio é de 60%. Em relação à idade, a faixa etária que mais concorda com a execução de condenados é a de 25 a 34 anos, onde 61% se disseram favoráveis à proposta. Os idosos, acima de 60 anos, são os menos propensos a aceitar a adoção da punição (52%).

Entre as religiões, os ateus são o grupo que menos está de acordo com a pena de morte. Apenas 46% se declararam favoráveis. Os católicos são os que mais defendem a punição: 63%. Os evangélicos são mais reticentes ao tema: 50% são favoráveis, contra 45% contrários (4% não souberam responder e 1% se disse indiferente).

Foram ouvidas 2.765 pessoas de 192 municípios, durante os dias 29 e 30 de novembro de 2017.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?