metropoles.com

Apoiador de Bolsonaro vai relatar PL de anistia a golpistas do 8/1

Rodrigo Valadares (União-SE) ficará com a relatoria do PL que prevê anistia para todos os manifestantes do 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto colorida de deputado federal Rodrigo Valadares (UNIÃO - SE) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de deputado federal Rodrigo Valadares (UNIÃO - SE) - Metrópoles - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputada Carol de Toni (PL-SC), indicou, nesta quarta-feira (5/6), Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) para relatar o projeto de lei (PL) que prevê anistia para as pessoas que participaram das manifestações de 8 de janeiro de 2023. A informação foi antecipada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Valadares já manifestou publicamente o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de o partido do deputado compor a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Casa Legislativa e ocupar ministérios na Esplanada.

O deputado por Sergipe também é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que exige a aprovação da Mesa Diretora para medidas judiciais contra parlamentares, como mandados de busca e apreensão e investigações.

Rodrigo Valadares assumiu a relatoria da proposta depois que a deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP) deixou a função. A parlamentar foi escolhida como relatora na CCJ em 2023. No entanto, o PSol não a manteve como integrante da CCJ em 2024.

Anistia

O PL reúne seis propostas semelhantes. O texto central anistia “todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas”.

A matéria prevê a anistia para todos os que tenham praticado delitos em manifestações em todo o território nacional de 30 de outubro de 2022, segundo turno das eleições presidenciais, até a entrada em vigor da proposta. Dessa forma, o texto iria anistiar também aqueles que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que culminou com a depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?