Aparecida (GO) promove curso para atendimentos pediátricos de urgência

Curso abrange mais de 200 médicos, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem das UPAs, CAIS e do SAMU para aprimorar rede de urgências

atualizado 09/03/2023 8:22

goias capacitação atendimento pediatrico Jhonney Macena/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – Para aperfeiçoar os atendimentos prestados às crianças na rede municipal de saúde de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, salvando vidas e reduzindo riscos adicionais e sequelas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nestes 7 e 8 de março, o “I Curso Multiprofissional com Simulação Realística em Pediatria”. A capacitação foi feita no campus local do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Cerca de 240 profissionais de enfermagem (níveis técnico e superior), medicina e fisioterapia das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram das atividades. Estudantes de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Universidade de Rio Verde (UniRV), instituições credenciadas com a secretaria, também estiveram nas aulas.

O evento abordou os seguintes temas: Parada Respiratória (PR); Parada Cardiorrespiratória (PCR); Obstrução de Vias Aéreas por corpo estranho (OVACE); Choques Séptico e Anafilático; Convulsões e Transportes em Pediatria e Síndromes Respiratórias, dentre outros.

Atendimento a situações críticas

Médico da Coordenação de Urgências da SMS, Henrique do Carmo explica: “Trabalhamos para capacitar sempre nossos profissionais para poderem prestar o melhor atendimento possível em situações críticas. Neste curso abordamos temas relevantes dentro do atendimento em pediatria e elencamos os assuntos mais recorrentes e graves, como a ressuscitação cardiopulmonar e o transporte. Mesmo que a nossa Maternidade Marlene Teixeira seja de baixo risco, temos recém-nascidos que necessitam de transporte e também nas UPAs e Cais recebemos esses pacientes com síndromes respiratórias e outras causas. Queremos salvar vidas e prevenir sequelas e riscos. ”

A Diretora Geral do SAMU 192, Danielly Silvestre Bitencourt e Castro, destaca que “as situações demonstradas aqui são recorrentes em todas as faixas etárias da infância, pois atendemos desde os recém-nascidos até os que estão na puberdade. Além disso, o curso visa a integração, a comunicação e o trabalho em equipe na rede de urgências de Aparecida, desde os profissionais do SAMU que trabalham no pré-hospitalar até os das UPAs e dos CAIS. ”

Aprovação dos profissionais  

Para o médico Marlus Aparecido de Souza, que atua na urgência das UPAs Brasicon e Flamboyant, a atualização em pediatria é extremamente importante, especialmente para aqueles que trabalham na linha de frente, porque os protocolos de atendimento mudam com frequência e o aprimoramento deve ser constante. “Nas simulações realísticas feitas aqui, tiramos diretrizes dos livros para a vida real. Às vezes, na faculdade, vemos muita teoria e pouca prática, então a Prefeitura quer suprir essa carência investindo num curso prático, como no primeiro módulo que tivemos, o de transporte neonatal e crise convulsiva. Foi muito bom e proveitoso. ”

Na opinião da enfermeira do SAMU Pollyanna Roberta, cursos como este são essenciais para a segurança dos profissionais e “para que a gente possa prestar uma assistência de maior qualidade a todos que precisam. ” Ela ainda aponta que a atividade promove um maior contato entre as unidades da rede: “Acabamos entendendo um pouco mais o outro lado, o intra-hospitalar, e eles também entendem mais a nossa vivência do pré-hospitalar. E essa interação é bastante positiva até mesmo para os pacientes. ”

O médico Iran de Macedo Cordeiro, da equipe da UPA Buriti Sereno, concorda com os colegas e enfatiza: “Costumamos dizer que o atendimento de urgência às crianças requer uma medicina um pouco diferenciada e a capacitação com simulações contribui para revivermos treinamentos e situações reais. Torcemos para não acontecer nada de mais grave com crianças, mas são coisas que acontecem na urgência. Ao mesmo tempo, o curso é apropriado para esse momento de retomada de aulas e a SMS acerta em nos ofertar esse treinamento que faz a diferença. ”

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Mais lidas
Últimas notícias