metropoles.com

Aparecida (GO) intensifica combate ao mosquito transmissor da dengue

Agentes e equipes de apoio fortalecem visitas domiciliares e fazem varredura nos bairros com mais casos em Aparecida de Goiânia

atualizado

Compartilhar notícia

Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Foto colorida mostra agente de saúde em ação de combate ao mosquito da dengue em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra agente de saúde em ação de combate ao mosquito da dengue em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles - Foto: Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – Em decorrência do período chuvoso, o município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, reforça o trabalho de prevenção ao Aedes aegypti em algumas regiões da cidade. Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referente à semana epidemiológica 43, neste ano já foram notificados 24.714 casos de dengue na cidade. Desses, 22.367 foram confirmados por meio de exames laboratoriais e 30 foram considerados graves.

De acordo com a administração municipal, os números indicam um acréscimo de 118% no número de casos de dengue notificados se comparado ao ano de 2021 e comprovam a necessidade de alerta permanente. As ações devem ocorrer nos bairros Buriti Sereno, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança.

Nos próximos dias também será intensificado o combate em outros bairros com maior incidência de casos notificados de dengue, que são: Santa Luzia, Colina Azul, Expansul, Parque Itatiaia, Jardim Olímpico, Tiradentes, Belo Horizonte, Rosa dos Ventos e Cidade Livre.

Parceria e mobilização

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, a iniciativa tem o apoio da Secretaria Estadual de saúde (SES), que emprestou dois equipamentos de fumacê e doou um terceiro para a SMS: “Estabelecemos uma excelente parceria com a SES para essas ações, o que fortalece ainda mais o nosso trabalho em prol da população de Aparecida. Além disso, mobilizamos 120 trabalhadores e estamos usando nove veículos utilitários, 14 motocicletas e 1 caminhão para percorrer as regiões previstas”.

“Vamos fazer uma ampla varredura de combate e prevenção, mas é fundamental reforçar que não adianta a Prefeitura agir se não houver a adesão da comunidade. Sabemos que 80% dos focos do mosquito estão nas residências, então é essencial que todas as pessoas tirem ao menos 10 minutos, semanalmente, para vistoriar e limpar seus imóveis. Cada um tem que entender que é responsável por seu imóvel e que tem o dever de contribuir para o bem de todo o município”, enfatizou Iron no início dos trabalhos desta segunda-feira.

O coordenador orienta a população a fazer essa vistoria residencial pelo menos uma vez por semana: “Observem cuidadosamente suas casas, comércios e locais de trabalho com atenção especial para calhas, quintais, vasos de plantas, vasilhas, ocos de árvores e outros locais que possam armazenar água. E quem souber de algum possível foco pode entrar em contato conosco pelo telefone (62) 3545-4819 para solicitar o envio de uma equipe ao local apontado”.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?