metropoles.com

Aparecida (GO) inaugura ala para tratar doenças cardiovasculares

Inauguração da hemodinâmica será no sábado, 1º de julho, com a presença do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de Aparecida
Hospital Municipal HMAP Aparecida Iris Rezende
1 de 1 Hospital Municipal HMAP Aparecida Iris Rezende - Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida

Goiânia – Será inaugurada oficialmente neste sábado, 1º de julho, às 8h30, a ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana. O novo setor hospitalar é destinado ao tratamento de doenças cardiovasculares.

A entrega será realizada pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães. O evento terá com a presença do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e seu secretário executivo, Olavo Noleto. O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela também devem participar do ato solene.

A ala de hemodinâmica do HMAP é inédita no serviço público de saúde municipal. Antes do seu funcionamento, os pacientes de Aparecida infartados ou com problemas circulatórios de veias e artérias aguardavam vagas de internação fora da cidade. Agora, são atendidos no próprio município pela equipe do Albert Einstein, gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Se não tratadas em tempo oportuno as doenças cardiovasculares podem causar complicações graves e levar à morte.

O novo setor do HMAP começou a funcionar em julho de 2022 e já realizou mais de 1.100 procedimentos. A hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida recebe também pacientes da rede estadual. No local, são tratados casos eletivos e urgentes tanto do município como da macrorregião estadual Centro-Sul.

Entenda como funciona

A hemodinâmica é uma área de atuação destinada a diagnosticar e tratar disfunções relacionadas à circulação do sangue, como a doença arterial coronariana e infarto. Ela é usada para procedimentos que utilizam técnicas como o cateterismo, angioplastia e colocação de stents.

Esses recursos, minimamente invasivos, permitem melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, aliviar sintomas, prevenir agravamentos e salvar vidas. Como todos os demais serviços do HMAP, o acesso ao tratamento de doenças cardiovasculares ocorre via Central Municipal de Regulação.

HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida é o maior do Estado, construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 39 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 155 leitos de enfermaria e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?