metropoles.com

Aparecida (GO) anuncia medidas para ampliar segurança nas escolas

Segundo a gestão municipal, CMEIS e escolas municipais terão a presença de um agente de segurança da Guarda Municipal

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
gcm escolas aparecida
1 de 1 gcm escolas aparecida - Foto: Arquivo/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – De acordo com a gestão municipal de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, os 94 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais contarão com a presença de um agente de segurança da Guarda Civil Municipal a partir desta quinta-feira (14/3), além do suporte da ronda escolar.

O anúncio foi realizado pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota), durante reunião com todas as forças de segurança da cidade. Na ocasião, ele também anunciou a implantação do Comitê de Cultura de Paz semelhante ao Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid, que reuniu entidades governamentais e da sociedade civil.

Monitoramento externo

Conforme a prefeitura, todas as escolas e Cmeis de Aparecida já contam com videomonitoramento interno e externo. As 650 câmeras de ruas foram estrategicamente instaladas nas portas das escolas públicas.

“A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores”, comentou o secretário de Educação professor Divino Gustavo.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, o vandalismo nas escolas reduziu em mais de 90% por causa do videomonitoramento do programa Cidade Inteligente. “Segurança Pública se faz em conjunto, o videomonitoramento traz respostas imediatas para a população”, argumentou.

Além disso, a partir desta semana, as unidades do município contarão com um botão de alerta que vai acionar também a força de segurança mais próxima da escola. “Nossa equipe chega em menos de cinco minutos, já munida de todas as informações necessárias”, explicou Roberto Cândido.

O prefeito determinou ainda ao secretário de Educação, Divino Gustavo, que acelere a implantação do controle biométrico de acesso à escola. Neste momento, o projeto já se encontra em fase de teste na Escola Municipal Rogério Bonifácio.

Major Nascimento, que é comandante regional da Polícia Militar em Aparecida , assegura que a corporação intensificou o trabalho preventivo nas unidades escolares para coibir possíveis ataques. “O governador Ronaldo Caiado determinou e nós vamos catalogar todas as escolas municipais e estaduais e também realizar patrulhamento ostensivo nessas unidades. Vamos repassar aos diretores o contato direito [das viaturas] para que diante de atitudes suspeitas ou invasões eles entrem em contato imediatamente com a polícia”.

Gestora da EMEI Darcy Ribeiro, Ailza Cristina Araújo acredita que a presença de um agente de segurança nas unidades de ensino vai proporcionar mais segurança. “Nossa expectativa é excelente, esse controle vai dar uma segurança maior e nos resguardar de muitos problemas”.

Mais Segurança

Outras ações que o município já vem executando para promover a segurança de alunos, servidores e pais é o videomonitoramento, que está em funcionamento desde o mês de março de 2022. Ao todo, as 94 unidades de ensino contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas em pontos estratégicos, dentro e fora das unidades.

A Rede Municipal vem desenvolvendo também atividades de cunho pedagógico no sentido de sensibilizar e conscientizar o público de alunos, a fim de combater o ciclo da violência que está em evidência no país nos últimos tempos. Estão sendo realizadas nas unidades escolares diversas ações, que envolvem palestras e rodas de conversa com profissionais capacitados debatendo temas como cyberbullying, violência doméstica e sexual, problemas de depressão e ansiedade, entre outros.

Recentemente, a Secretaria da Mulher lançou o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. A proposta é circular pelas unidades de ensino da Rede levando informações de como as mulheres devem proceder em caso de violência.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?