metropoles.com

GO: videomonitoramento reforça vigilância de escolas em Aparecida

Medida visa coibir vandalismos e evitar prejuízos materiais e a interrupção de atividades escolares. Devem ser instaladas 1,6 mil câmeras

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
goias videomonitoramento escolas
1 de 1 goias videomonitoramento escolas - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – As escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs) de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, já estão com vigilância por videomonitoramento. O sistema foi inaugurado nesta terça-feira (8/3).

Com o objetivo de contribuir com a segurança das escolas e com o trabalho da Guarda Civil, que atua na prevenção a danos ao patrimônio público, o videomonitoramento já está funcionando em 70 unidades educacionais, com previsão de alcançar toda a rede até o final de março.

0

De acordo com o secretário de Educação do município, professor Divino Gustavo, a instalação do equipamento para assegurar à criança o seu direito ao ensino é muito importante. Segundo ele, as ações de furtos em prédios escolares, quando ocorrem, via de regra, provocam a interrupção temporária das aulas, comprometendo o rendimento dos alunos.

“Essa era uma preocupação da Secretaria de Educação e também da Prefeitura, porque o impacto financeiro em casos de furtos normalmente é muito grande e produz transtornos para as escolas e para toda a comunidade, que tem na escola um bem comum”, enfatizou o secretário.

O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido da Silva, explicou que o sistema de videomonitoramento estará sob a responsabilidade da Guarda Municipal, que já faz o monitoramento das ruas e praças públicas por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

“Nossa equipe acompanhará as imagens geradas em tempo real e, assim que visualizar qualquer movimento suspeito, seja contra o patrimônio público ou que represente ameaça à integridade das pessoas, será acionada uma viatura que estiver mais próxima do local para atender a ocorrência”, pontuou.

Investimento

Conforme a gestão municipal de Aparecida, o investimento para a estruturação do sistema foi de cerca de R$ 3 milhões. Os recursos são do próprio Tesouro Municipal, que foram utilizados para pagar equipamentos e mão de obra. 

Foram adquiridas quase 1,6 mil câmeras com sensores infravermelhos, que estão sendo instaladas nas áreas internas e externas dos prédios escolares. O sistema inclui ainda central de alarme e conexões via internet e linha telefônica.

Com capacidade de gravação 24 horas, o sistema de videomonitoramento funcionará todos os dias da semana, gerando imagens em tempo real que serão monitoradas e gravadas. A expectativa de coibir a investida de marginais agradou, por exemplo, o professor Vilmar Luiz de Freitas, diretor da EMEI Monteiro Lobato, que, nos últimos dois anos, foi vítima de furto diversas vezes. 

“Para nós, as câmeras trarão proteção para o prédio, evitando prejuízos e permitindo que as aulas aconteçam com normalidade e com a mesma qualidade para professores e alunos”, frisou o diretor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?