metropoles.com

Anvisa proíbe venda de novos chocolates da Kinder. Veja o que fazer

Caso o consumidor tenha adquirido o produto, a recomendação é não consumi-lo e procurar a Ferrero do Brasil por e-mail ou telefone

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância
1 de 1 ANVISA - Agência Nacional de Vigilância - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na quarta-feira (27/4), a venda, distribuição e importação de novos produtos da marca Kinder, fabricados na Bélgica pela empresa Ferrero.

Os chocolates da empresa têm sido alvo de proibições ao redor do mundo após um surto de salmonela comunicado por autoridades internacionais. 

Com a nova determinação, ficam proibidas as vendas dos produtos Schoko-Bons fabricados na Bélgica. A medida foi publicada após a Ferrero do Brasil informar ter identificado a venda de lotes do chocolate importados por terceiros em território nacional.

Segundo a Anvisa, o produto é fabricado nos sabores cacau e branco e está disponível em embalagens de 46g, 125g, 200g e 300g. O recolhimento voluntário dos chocolates já foi iniciado pela empresa.

Caso o consumidor tenha adquirido o produto, a recomendação é verificar se o país de fabricação é a Bélgica. Em caso positivo, a orientação é de não consumir o chocolate e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Ferrero, para troca ou reembolso, pelo telefone 0800 701 6595, e e-mail sacbrasil@ferrero.com.

Chocolates Schoko-Bons, da Kinder, proibidos no Brasil
Chocolates Schoko-Bons, da Kinder, proibidos no Brasil

O que diz a Ferrero do Brasil?

Em nota, a Ferrero do Brasil ressaltou que os produtos Schoko-Bons não foram importados pela organização, e sim por terceiros. No entanto, a empresa decidiu realizar o recall voluntário de forma preventiva.

“A Ferrero do Brasil informa que comunicou às autoridades sua decisão de proceder a um recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto Kinder Schoko-Bons, fabricados na Bélgica. Apesar da companhia não importar nem comercializar este produto no país, tomamos conhecimento de que uma empresa terceira, com a qual não mantemos relação comercial, importou de forma independente Schoko-Bons que fazem parte de recall conduzido no exterior e, assim, podem apresentar potencial contaminação por salmonela”, informou a organização.

“A Resolução nº 1.321, da Anvisa, publicada nesta quarta-feira, apenas formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos belgas, pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos”, concluiu a Ferrero.

Outras medidas

No início de abril, a Anvisa proibiu a venda, distribuição e importação de produtos da marca Kinder. Embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, a agência decidiu publicar a medida de forma preventiva.

A agência também notificou a Ferrero do Brasil a prestar esclarecimentos sobre os produtos e sobre o controle de importação por terceiros.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia