Anvisa proíbe comercialização de lote de azeite; saiba qual
Mesmo lote do azeite havia sido proibido de ser comercializado em novembro de 2025

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a proibir a comercialização de um lote do azeite Royal, após orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Em determinação publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (25/3), o órgão reforça a composição fraudulenta do produto.
De acordo com a Anvisa, análises laboratoriais realizadas constataram a adição de outros óleos ao Lote nº 255.001 do produto, que é vendido como extra virgem — para tal identificação, o azeite deve ter extração exclusiva da azeitona.

“[Análise laboratorial oficial] demonstrou incompatibilidade com os padrões de identidade e qualidade aplicáveis ao azeite de oliva extra virgem, em razão da adição de outros óleos vegetais”, justificou a Anvisa.
Com a fraude, a Anvisa determinou a proibição da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto, além do recolhimento de todas as unidades pertencentes ao Lote 255.001 do azeite Royal.
Ainda segundo o órgão fiscalizador, pesou para a decisão o fato de que a empresa manteve a comercialização do produtos mesmo após resolução anterior, de novembro de 2025, que havia identificado irregularidades na composição deste mesmo lote.
Aos consumidores que comparam o produto, a orientação do Ministério da Agricultura é interromper imediatamente o uso do produto e solicitar a substituição, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.
A pasta orienta ainda que o consumidor verifique com atenção os rótulos, já que produtos falsificados ou fraudulentos podem usar nomes parecidos com marcas conhecidas.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas

