Ansiedade toma conta de cariocas na fila de espera da vacinação no Rio

Prefeitura interrompe campanha nesta quarta-feira, à espera de novas remessas a partir da próxima semana. Já foram aplicadas 254.119 doses

atualizado 17/02/2021 7:51

Rio de Janeiro dá inicio a nova fase de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta feira 27/01 na Clínica da Família Estácio de Sá.Aline Massuca/ Metrópoles

Rio de Janeiro – Para quem está na fila de espera da imunização contra a Covid-19, a parte mais difícil é controlar a ansiedade. Maura Barros, de 71 anos, chegou a fazer uma programação, contando em ser vacinada em breve, caso o plano da Prefeitura do Rio seguisse o previsto.

“Pelo meus cálculos, eu tomaria a vacina em meados de março. Com essa pausa, eu e minha família teremos que nos reprogramar. Tomo conta do meu neto e definimos que ele só iria voltar para a escolinha após eu tomar a primeira dose. Meu médico foi taxativo: se eu pegar Covid, morro”, contou Maura, que faz tratamento contra um câncer de mama há aproximadamente um ano.

“Estamos todos muito ansiosos pela vacina. Minha vizinha, que tem 91 anos, já foi. Ela me descreveu como se tivesse tirado um peso das costas. É a nossa luz no fim do túnel. Agora, com essa suspensão, desanimamos um pouco. Mas temos fé que logo chegará e seguiremos com a fila dos velhinhos”, disse, rindo, Sueli Affonso Nunes, de 69 anos.

À espera de novas doses

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram vacinados nesta terça-feira de Carnaval os idosos de 83 anos. Até agora 254.119 doses foram aplicadas.

Com a chegada de novas remessas na próxima semana, a previsão é a de que a vacinação de pessoas com 82 anos seja retomada. A aplicação da segunda dose de quem tomou a primeira está garantida.

0

Também foi aplicada nesta terça-feira, a segunda dose em profissionais da saúde e idosos em abrigos.

O anúncio de que a vacinação seria interrompida foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, nas redes sociais. “Recebi a notícia de que não chegaram novas doses. Teremos que interromper nossa campanha”, escreveu Paes, acrescentando que o Instituto Butantan deve enviar uma nova remessa de doses da vacina na próxima semana.

Últimas notícias