metropoles.com

“Anjo” da Chapecoense chega ao Brasil para receber homenagem

Alexis Ramírez Castro ajudou os bombeiros no resgate das vítimas da tragédia e indicou sobreviventes

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
chapeco: loja esportiva vende blusas do time chapecoense
1 de 1 chapeco: loja esportiva vende blusas do time chapecoense - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Alexis Ramírez Castro, o adolescente de 15 anos que ficou conhecido como o “anjo” da Chapecoense após ajudar os bombeiros no resgate, chegou à Brasília na manhã desta sexta-feira (16/12) junto a outros colombianos, civis e militares, que ajudaram a salvar os sobreviventes da tragédia.

De acordo com o UOL, essa foi a primeira vez que Alexis viajou em uma aeronave. “É minha primeira vez aqui. Estou muito feliz porque é a primeira vez que viajo de avião, mas para podermos andar de avião e virmos a outro país a única forma foi por meio de uma tragédia. Me dói”, disse o jovem.

O adolescente irá receber a Ordem do Rio Branco, que, segundo o Ministério das Relações Exteriores tem “o objetivo de distinguir pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras por seus serviços meritórios e suas virtudes cívicas.” O Ministro da Defesa Raul Jungmann e o embaixador da Colômbia no Brasil Alejandro Borda receberam os homenageados. O site garantiu que Jungmann cometeu uma gafe no momento em que falava.

“O governo, do presidente Juan Manuel Santos, das autoridades policiais, forças armadas, que não mediram esforços, trabalhando noite e dia para que tudo pudesse ocorrer ao tempo e a hora. De forma que este é um gesto de gratidão para com o afeto e o carinho do povo boliviano para com os brasileiros nessa hora tão dolorida, sofrida”, disse o ministro, trocando as nacionalidades dos homenageados.

Além de Alexis, receberão a Ordem do Rio Branco Federico Gutiérrez Zuluaga, prefeito de Medellín e mais quatro pessoas, incluindo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. A solenidade acontece nesta sexta, às 16h. Segundo o jornal El Colombiano, Ramírez mora perto do local da queda da aeronave. Ao ouvir um barulho forte, foi até o local da queda. “Começaram a retirar os feridos e estavam abrindo caminho pelo morro. Mas assim demoraria muito e dissemos que havia um caminho mais fácil e mais rápido”, disse o garoto à publicação.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?