metropoles.com

Anápolis (GO) terá a primeira unidade básica pediátrica do Brasil

Objetivo é desafogar a UPA Pediátrica e até as unidades particulares que atendem crianças nesse momento de crescimento da dengue

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Velasco/Prefeitura de Anápolis
ubs arco iris anapolis
1 de 1 ubs arco iris anapolis - Foto: Bruno Velasco/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, anunciou nesta terça-feira (3/5) que será criada a primeira unidade básica de saúde pediátrica do país. O objetivo é desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica e até as unidades particulares que atendem crianças nesse momento de crescimento da dengue e de sintomas gripais.

Como parte da estratégia divulgada, a partir de hoje, as unidades do Bairro de Lourdes e São José vão receber apenas casos com sintomas de dengue, todos os dias, das 7h às 22h. É importante ressaltar que todas as unidades do município estão aptas a esse tipo de atendimento e o novo fluxo da dengue também demanda que o paciente faça o exame e, em casos leves, conforme orientação médica, aguarde o resultado em casa.

A atenção especial às crianças deve-se ao fato de que, desde o início deste ano, a UPA Pediátrica dobrou o número de atendimentos e a demanda está alta, inclusive em unidades infantis particulares. Com a abertura da unidade básica para atendimento às crianças, a expectativa é de que a UPA seja procurada somente em situações mais graves que requerem pronto-socorro.

Dengue e sintomas gripais

A unidade do Parque Iracema continua funcionando 24h, de forma mista, para casos de dengue e síndromes gripais, e as UPAs Pediátrica e da Vila Esperança são destinadas para casos moderados a graves.

A Prefeitura também está trabalhando para conscientizar a população sobre o combate ao Aedes aegypti. Cerca de 300 agentes de endemias e comunitários de saúde estão nas ruas eliminando os focos do mosquito e orientando os moradores. Além disso, desde 28 de abril, a bomba veicular (fumacê) está percorrendo a cidade em locais definidos por critérios técnicos do Ministério da Saúde, como bairros com maior incidência de notificações.

No próximo sábado, 7, uma grande mobilização está marcada por toda a cidade, com servidores de todas as secretarias que irão bater de porta em porta para falar sobre os perigos da doença e formas de conter o mosquito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações