Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Aliados protocolam no STF pedido de prisão humanitária para Bolsonaro

Pedido de concessão de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro já conta com mais 100 assinaturas de apoio no Congresso

01/12/2025 14:14, atualizado 01/12/2025 14:45
Compartilhar notícia
Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre pena em prisão domiciliar em Brasília Metropoles

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional protocolaram na última sexta-feira (28/11), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de prisão domiciliar humanitária para o ex-presidente. O pedido conta com o apoio de pelo menos 100 parlamentares.

“Já alcançamos mais de 100 assinaturas para o pedido de concessão de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro, que protocolei na última sexta-feira, na Câmara dos Deputados. O senador Flávio Bolsonaro também está coletando assinaturas no Senado”, afirmou o deputado Gayer (PL-GO).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Na petição, eles alegam que “Bolsonaro apresenta enfermidades simultâneas, entre elas, câncer de pele, complicações renais, distúrbios cardíacos, problemas gastrointestinais decorrentes das cirurgias pós-atentado de 2018, além de pneumonias recorrentes e condições crônicas persistentes”. E, ainda, que “o ambiente prisional não garante tratamento adequado e representa risco concreto à sua integridade, cabendo ao Estado assegurar condições médicas compatíveis com a dignidade humana e com o direito fundamental à vida”.

Bolsonaro foi preso preventivamente em 22 de novembro, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília após tentar violar a tornozeleira eletrônica. Em 25 de novembro, após o Supremo Tribunal Federal declarar que o processo por tentativa de golpe de Estado transitou em julgado, ou seja, foi concluído, ele iniciou o cumprimento da pena em regime fechado no mesmo local.