Alesp recebe 21 representações contra Arthur do Val após fala sexista

Todos os pedidos vão tramitar em conjunto no Conselho de Ética, e processo deve durar dois meses. Agora, Mamãe Falei apresentará sua defesa

atualizado 09/03/2022 12:25

São Paulo – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu, nesta quarta-feira (9/3), 21 representações contra o deputado Arthur do Val (sem partido), referentes a falas machistas sobre mulheres ucranianas.

O colegiado apenas deliberou que devem tramitar em conjunto todos os processos que tratarem do mesmo tema – incluídos os que já foram protocolados e aqueles que ainda venham a ser interpostos. Por enquanto, chegaram 21 pedidos. A presidente Maria Lúcia Amary (PSDB), porém, informou que houve mais pedidos nas últimas horas, os quais ainda não foram oficialmente autuados.

A partir de agora, o parlamentar terá oportunidade para apresentar sua defesa prévia, no prazo de cinco sessões legislativas; depois, o grupo irá decidir sobre a admissibilidade do processo e, por fim, o conselho vai deliberar sobre eventual punição. Caso a maioria vote por suspensão temporária ou por cassação, o Plenário da Alesp precisará referendar.

As representações foram protocoladas por diversos deputados estaduais e instituições, como a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e a Federação dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fepospetro).

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Entre os parlamentares que assinaram as representações, estão Danilo Balas (PSL), Carlos Giannazi (PSol), Analice Fernandes (PSDB), Márcio da Farmácia (Podemos), Valéria Bolsonaro (PRTB), Ataíde Teruel (Podemos), Paulo Fiorilo (PT), Gil Diniz (PSL), Professora Bebel (PT), Isa Penna (PSol) e outros.

Na última terça-feira (8/3), o Podemos anunciou a desfiliação de Arthur do Val. O parlamentar enviou uma carta a seus pares na Alesp, pedindo para que não seja cassado, e afirmou que não pretende disputar a reeleição.

 

Mais lidas
Últimas notícias