Alcolumbre e Motta viram alvos de bolsonaristas em ato: “Omissos”

Apoiadores do ex-presidente criticaram a condução do Congresso depois que os presidentes mantiveram o recesso e ignoraram pedidos do PL

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre e o presidente da Câmara Hugo Motta, conversam durante a cerimônia de posse do Conselho Nacional da OAB Metrópoles
1 de 1 Presidente do Senado, Davi Alcolumbre e o presidente da Câmara Hugo Motta, conversam durante a cerimônia de posse do Conselho Nacional da OAB Metrópoles - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foram alvo de críticas de apoiadores e nomes da direita durante o ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado neste domingo (20/7), em Brasília.

O desembargador Sebastião Coelho, que é pré -candidato ao Senado pelo Novo no Distrito Federal, puxou um coro para que os manifestantes chamassem os integrantes da cúpula do Congresso de “omissos”. A fala se dá depois de Motta e Alcolumbre frustrarem os esforços da Oposição e manterem o recesso parlamentar.

Depois da ação da Polícia Federal (PF), que fez buscas na casa e no escritório de Bolsonaro, e da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que determinou que o ex-presidente passasse a usar tornozeleira eletrônica,  líderes pediram o fim das “férias” dos congressistas para debater reações.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Paulo Bilynskyj (PL-SP), convocou uma reunião para votar uma moção de solidariedade a Bolsonaro na terça-feira (22/7). Depois, Motta emitiu um comunicado em que manteve o recesso e vetou a realização de votações e comissões.

Alcolumbre e Motta viram alvos de bolsonaristas em ato: “Omissos” - destaque galeria
4 imagens
Bolsonaristas se reúnem para protestar contra a operação que mirou Bolsonaro
Bolsonaristas carregam "bandeirão" em manifestação em Brasília
Manifestantes usam roupas verde-amarelo em manifestação em Brasília
Manifestantes carregam cartaz contra Alexandre de Moraes
1 de 4

Manifestantes carregam cartaz contra Alexandre de Moraes

Luciana Saravia/Metrópoles
Bolsonaristas se reúnem para protestar contra a operação que mirou Bolsonaro
2 de 4

Bolsonaristas se reúnem para protestar contra a operação que mirou Bolsonaro

Luciana Saravia/Metrópoles
Bolsonaristas carregam "bandeirão" em manifestação em Brasília
3 de 4

Bolsonaristas carregam "bandeirão" em manifestação em Brasília

Luciana Saravia/Metrópoles
Manifestantes usam roupas verde-amarelo em manifestação em Brasília
4 de 4

Manifestantes usam roupas verde-amarelo em manifestação em Brasília

Luciana Saravia/Metrópoles

Depois do ato de domingo, a deputada Bia Kicis (PL-DF) disse que a bancada irá contestar a decisão do presidente da Câmara. O PL vai reunir seus congressistas na segunda-feira (21/7) para debater medidas em resposta à ação contra Bolsonaro– apesar da decisão dos presidentes.

“A Câmara e o Senado têm muito o que fazer, e a gente precisa voltar a trabalhar (…) Pretendemos recorrer dessa decisão (recesso) e tentar sensibilizar os demais diante do que está acontecendo”, disse a deputada.

Alcolumbre foi criticado por bolsonaristas  por presidir o Senado, Casa onde podem tramitar processos de impeachment contra ministros do Supremo. Aliados de Bolsonaro tentam, sem sucesso, avançar propostas que miram a atuação dos ministros, em especial Alexandre de Moraes– que também é relator do inquérito do golpe.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?