metropoles.com

Brasil tem 200 toneladas de alimentos à espera de venezuelanos

O porta-voz da República, Otávio Rêgo Barros, descartou ação qualquer tipo de ação militar na fronteira com o país vizinho

atualizado

Compartilhar notícia

Wilson Dias/Agência Brasil
Otávio rego barros
1 de 1 Otávio rego barros - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou nesta sexta-feira (22/2) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) convocou reunião de trabalho a respeito da operação de ajuda humanitária para a Venezuela. Neste sábado (23), será iniciada a entrega das doações, que se estenderá por mais alguns dias, sem previsão de término.

O Brasil já tem, em Boa Vista (RR), 200 toneladas de alimentos básicos, como arroz, feijão, café, leite em pó, açúcar e sal, e kits de primeiros socorros. “Os alimentos serão transferidos por caminhões venezuelanos até Pacaraima e seguirão para a Venezuela. Os caminhões que não entrarem voltarão para Boa Vista e tentarão novamente. A viagem tem duração de cerca de 4 horas”, disse Rego Barros.

“A operação brasileira tem caráter exclusivo de ajuda humanitária e não há qualquer interesse do país no emprego de quaisquer outras frentes neste momento”, disse o porta-voz. Ele não falou sobre o conflito que ocorreu perto da fronteira brasileira, durante o qual militares venezuelanos abriram fogo contra indígenas, matando duas pessoas e ferindo ao menos 15. Pelos menos sete venezuelanos baleados foram levados a hospitais de Boa Vista.

Questionado pelo Metrópoles, Rêgo Barros afirmou que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, manterá a agenda na Colômbia, onde se reúne com integrantes do Grupo de Lima para discutir os desdobramentos da crise dos países das Américas com a Venezuela. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também participará da reunião.

Nessa quinta (21), dia em que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou o fechamento da fronteira de seu país com o Brasil, Rêgo Barros informou que o governo federal prossegue com a Operação Acolhida, desencadeada há mais de um ano, para receber venezuelanos que deixaram seu país para fugir da crise.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?