Água vermelha misteriosa em rio intriga autoridades de cidade paulista

Prefeitura de Morungaba e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) investigam procedência de coloração avermelhada

atualizado 27/10/2021 9:00

Rio vermelho em Morungaba (SP) Divulgação/Prefeitura de Morungaba

Moradores do bairro São Benedito, em Morungaba, na Região Metropolitana de Campinas (SP), se surpreenderam na terça-feira (26/10) com a coloração da água do ribeirão que passa pela localidade. O rio estava vermelho, como se tinta tivesse sido derramada.

A vermelhidão foi mais intensa no período da manhã e, ao longo do dia, diminuiu e a água ficou marrom.

0

A prefeitura foi informada da alteração e acionou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Uma equipe foi até a localidade para apurar o que aconteceu.

A companhia informou ao Metrópoles que o abastecimento de água não ficou prejudicado em São Benedito, pois a captação de água é realizada no Rio Jaguari e no Ribeirão dos Mansos, sem ligação com o Ribeirão São Benedito.

Segundo a Executivo local, esta é a primeira vez que o fenômeno é registrado em Morungaba.

Nesta quarta-feira (27/10), uma equipe da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vai até o ribeirão para uma vistoria.

A Defesa Civil será acionada para contribuir com as análises.

Mais lidas
Últimas notícias