metropoles.com

Água do Guaíba se move e inunda municípios perto da Lagoa dos Patos

Em dois dos maiores municípios da região, onde residem 517 mil habitantes, há ao menos 2 mil pessoas fora de casa

atualizado

Compartilhar notícia

´Prefeitura de Pelotas
Imagem colorida de casa alagadas em Pelotas
1 de 1 Imagem colorida de casa alagadas em Pelotas - Foto: ´Prefeitura de Pelotas

Em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba que chegou nesta terça a 5,29 metros, está abaixo de 5 metro. O que pode ser uma boa notícia para a capital é sinal de preocupação para os municípios vizinhos à Lagoa dos Patos, onde o manancial deságua.

Como consequência, há grande mobilização para que famílias deixem moradias de algumas regiões antes que fiquem ilhadas nos municípios de Rio Grande e Pelotas, que têm juntas 517 mil habitantes.

Em Pelotas, por exemplo, a medição da Lagoa dos Patos às 15h era de 2,2 m e subiu para 2,24 m às 17h. No início do dia, às 9h, o nível era de 1,85 m. Isto acontece em outros pontos da bacia hidrográfica da região. O canal São Gonçalo, no mesmo intervalo de tempo, teve o nível aumentado de 2,48 m para 2,49 m.

A última informação da Prefeitura de Pelotas sobre desabrigados é das 8h desta quinta. Pela manhã havia 486 pessoas em abrigos. Em Rio Grande, o boletim das 17h da Defesa Civil informa 1.516 pessoas fora de casa. O total de 1.070 saíram de casa sem o auxílio da Defesa Civil.

Ainda em Rio Grande a Defesa Civil informou que foram resgatados 333 animais: 180 cavalos, 95 cachorros, 56 gatos, 1 coelho e 1 chincila.

Aviso

Na terça-feira (7/5), a Prefeitura de Pelotas orientou que moradores de 17 pontos deixassem as residências por causa da elevação das águas. O governador Eduardo Leite fez alerta semelhante naquele dia para as populações vizinhas à Lagoa dos Patos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?