metropoles.com

Eduardo Leite estima R$ 19 bilhões para reconstruir Rio Grande do Sul

Segundo Leite, ainda nesta quinta-feira (9/5) o governo gaúcho irá detalhar as ações projetadas que contemplariam as necessidades do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Mauricio Tonetto / Secom
Eduardo Leite
1 de 1 Eduardo Leite - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, afirmou que os cálculos iniciais do seu governo trabalham com o valor de R$ 19 bilhões como a cifra que será necessária para reconstruir o estado depois das inundações que o atingiram.

Ainda nesta quinta-feira (9/5), segundo Leite, o governo gaúcho irá detalhar as ações projetadas que contemplariam as necessidades do estado.

“São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, afirmou Leite.

A Defesa Civil do RS divulgou, nesta quinta-feira (9/5), que o total de mortes subiu para 107, e 425 municípios estão sendo prejudicados pelas chuvas. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas inundações, e 164 mil seguem desalojadas. As chuvas devem continuar até o fim de semana.

O estado de calamidade foi decretado na semana passada. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta, 136 pessoas seguem desaparecidas e 67 mil estão em abrigos. O estado se mantém em alerta para evacuação.

nível do Guaíba, que inundou Porto Alegre, voltou a subir nesta quinta, depois de um dia de quedas.

O nível do rio chegou a 5,35m, o maior da história, no domingo, e passou a 5 metros nessa quarta-feira. Com as chuvas durante a noite e a madrugada, as águas voltaram a 5,04m, conforme medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, no Cais Mauá, às 6h15min desta quinta.

No fim da tarde de quarta, o norte do Rio Grande do Sul teve temporais acompanhados de rajadas de vento. Do centro para o sul do estado, o tempo ficou frio e seco, com a entrada de um sistema de alta pressão atmosférica. Nesta quinta, a previsão para o estado é de temperaturas mínimas variando de 4°C a 8°C nas áreas mais frias.

Estão previstas mais chuvas para a sexta-feira (10/5) e em todo o fim de semana, quando tempestades com maior intensidade devem atingir o centro-norte e o leste do Rio Grande do Sul, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?