metropoles.com

Agora é lei! Goiânia recebe título de Capital Nacional do Sertanejo

Prefeitura da capital goiana sancionou lei que confere título à cidade, reconhecida pela produção musical e pelos vários artistas sertanejos

atualizado

Divulgação

Goiânia – O que antes já era reconhecido popularmente agora se oficializou em forma de lei, sancionada pela Prefeitura de Goiânia nessa terça-feira (15/3). A cidade recebeu o título de Capital Nacional da Música Sertaneja.

Um projeto de lei proposto pelo vereador Willian Veloso (PL) e aprovado pela Câmara Municipal foi acatado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A partir de agora, o título fica estabelecido pela Lei nº 10.753, de 14 de março de 2022.

Veja:

título de capital nacional da música sertaneja para goiânia
Lei foi sancionada pela prefeitura de Goiânia

A música sertaneja é uma das maiores expressões da cultura goiana. Entre os goianienses, é comum, inclusive, a piada de que existe uma dupla sertaneja em cada esquina da cidade.

Referência

Na capital, além de grandes escritórios de artistas, estúdios de gravação e festivais de música, inúmeros cantores e duplas famosas surgiram cantando em bares e restaurantes.

Alguns deles, são: Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Bruno e Marrone, Israel e Rodolffo, Matheus e Kauan, Thiago Brava, João Neto e Frederico e, claro, grandes referências como Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano e outros.

A cidade tornou-se um polo não só para artistas sertanejos nascidos em Goiás, mas também para aqueles que nasceram em outros estados e que acabaram se mudando para Goiânia, com o intuito de fazer carreira.

Hoje, a capital é moradia de famosos, como Maiara e Maraisa, Gusttavo Lima, Israel Novaes, Eduardo Costa e até representantes de outros estilos musicais, como Amado Batista e a paraense e rainha do Calypso, Joelma.

Na década de 1990, o então prefeito da capital, Darci Accorsi (filiado ao PT à época), fez uma articulação para transformar Goiânia na capital country do Brasil. No entanto, a ideia sofreu muita resistência na cidade e acabou não vingando.






Quais assuntos você deseja receber?