metropoles.com










Adriana Ancelmo chega ao seu apartamento no Rio e é vaiada

Acusada de integrar o esquema de corrupção liderado por seu marido, Adriana estava presa preventivamente em Bangu desde dezembro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Vladimir Platonow/Agência Brasil
protesto1
1 de 1 protesto1 - Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil

A advogada Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), chegou na noite desta quarta-feira (29/3) em seu apartamento no Leblon, zona sul da cidade, onde passará a cumprir prisão domiciliar. A ex-primeira-dama do Estado deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu), na zona oeste do Rio, conduzida pela Polícia Federal em um veículo identificado, escoltado por outro.

Acusada de integrar o esquema de corrupção liderado por seu marido, também detido, Adriana estava presa preventivamente em Bangu desde dezembro e foi autorizada a cumprir prisão domiciliar com base em uma norma do Código de Processo Penal, a qual permite a mudança de regime de mulheres que estejam cumprindo prisão preventiva e que tenham filhos com menos de 12 anos. Adriana tem dois filhos, de 11 e 14 anos.

A Rua Arístides Espinola, onde fica o apartamento de Adriana, tem desde o início da tarde uma grande concentração de jornalistas e curiosos. Havia cerca de 40 pessoas quando Adriana chegou, ela foi recepcionada por eles aos gritos de “ladra, volta pra cadeia”. Algumas pessoas xingaram e jogaram garrafas plásticas na viatura policial.

O desempregado Edson Rosa, 47 anos, aguardava a chegada de Adriana Ancelmo com cartazes de protesto. Ele diz que costuma frequentar manifestações no Rio por não tolerar mais a corrupção: “Temos que mostrar nossa insatisfação”. O porteiro do prédio de Adriana, que não se identificou, contou que, como a Justiça determinou que ninguém tenha acesso a internet ou telefone enquanto esteja dentro do imóvel de Adriana, uma caixa na entrada do prédio está sendo usada para que os quatro funcionários da família Cabral deixem seus celulares. Isso está ocorrendo há mais de três dias. Os filhos e familiares do casal também estão deixando seus aparelhos na portaria.

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, emitiu nesta quarta o alvará de soltura de Adriana. Bretas autorizou a mudança para a prisão domiciliar em 17 de março, mas a decisão foi suspensa pelo desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Na última sexta-feira, 24, a defesa de Adriana conseguiu a manutenção da decisão de Bretas no Superior Tribunal de Justiça.

Bretas encaminhou também nesta quarta-feira um comunicado ao desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “Reitero os termos da decisão (de 17 de março) esperando que a mesma, caso mantida, possa servir de exemplo a ser aplicado a muitas outras acusadas grávidas ou mães de crianças que delas dependem e que respondem, encarceradas, a ações penais em todo o território nacional”, escreveu no documento.

Adriana Ancelmo chega ao seu apartamento no Rio e é vaiada - destaque galeria
6 imagens
Adriana Ancelmo chega ao seu apartamento no Rio e é vaiada - imagem 2
Adriana Ancelmo e Sérgio Cabral
Adriana Ancelmo chega ao seu apartamento no Rio e é vaiada - imagem 4
Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo
Adriana e Sérgio se separaram após a prisão do ex-governador
Adriana Ancelmo chega ao seu apartamento no Rio e é vaiada - imagem 1
1 de 6

Adriana Ancelmo chega ao seu apartamento no Rio e é vaiada - imagem 2
2 de 6

CARLOS MAGNO/GOV DO RIO DE JANEIRO
Adriana Ancelmo e Sérgio Cabral
3 de 6

Adriana Ancelmo e Sérgio Cabral

Divulgação/Gov do Rio de Janeiro
Adriana Ancelmo chega ao seu apartamento no Rio e é vaiada - imagem 4
4 de 6

Reprodução/Twitter
Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo
5 de 6

Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo

Samitri Bará/Governo do Rio de Janeiro
Adriana e Sérgio se separaram após a prisão do ex-governador
6 de 6

Adriana e Sérgio se separaram após a prisão do ex-governador

Shana Reis/Gov do Rio de Janeiro

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?