Covid: Ministério da Saúde inclui adolescentes no programa de vacinação
A partir de setembro, doses serão destinadas para jovens de 12 a 16 anos. Até então, UFs que anteciparam o calendário utilizavam a "xepa"

Adolescentes de 12 a 16 anos sem comorbidades entrarão oficialmente no calendário de vacinação do governo federal contra a Covid-19 a partir de setembro. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (25/8) pela doutora Rosana Leite de Melo, secretária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde.
“Na última reunião da tripartite, decidimos que começaremos a vacinação de adolescentes sem comorbidades a partir da completude das doses em D1, o que aconteceria agora em setembro”, disse a médica.
A imunização dos adolescentes acontecerá com a Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, há doses suficiente para realizar o reforço em idosos e imunossuprimidos e a vacinação desses jovens no próximo mês.
Alguns estados, como o Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, já iniciaram, nesta semana, a vacinação de adolescentes. Nessas unidades da Federação, a aplicação das vacinas acontece com doses que sobraram das outras faixas etárias.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasPfizer
Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para pessoas com 12 anos de idade ou mais.
O imunizante é, até o momento, o único no Brasil que pode ser aplicado em menores de 18 anos.
“A ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo”, informou a Anvisa.



