metropoles.com

Adoção de tecnologia por empresas brasileiras cresce 8,5% em 2022

Estudo sobre adoção da tecnologia mostra também que 62% das empresas brasileiras utilizaram o modelo híbrido de trabalho no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Chadchai Ra-ngubpai/Getty Images
tecnologia
1 de 1 tecnologia - Foto: Chadchai Ra-ngubpai/Getty Images

A adoção de tecnologia por empresas brasileiras cresceu 8,5% em 2022, de acordo com o Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (Inexti). Os dados do estudo foram divulgados nessa terça-feira (28/3).

O Inexti 2022 mostrou que, em uma escala de 0 a 100, a nota média de adoção de tecnologia das empresas brasileiras foi 52,1. Trata-se de um crescimento em relação à edição anterior da pesquisa, quando a média foi de 48.

Os resultados do levantamento representam uma ponderação entre três pilares: segurança da informação, adoção do sistema de nuvem e modernização da infraestrutura e serviços de tecnologia da informação.

De acordo com o Inexti 2022, 64% das empresas entrevistadas com um executivo de segurança da informação na equipe têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado. Também foi identificado um crescimento na adoção de serviços de consultoria de tecnologia. Dados mostram que 56% já contratam consultoria para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A pesquisa mostra que ambientes tradicionais de TI ainda predominam entre os entrevistados, no entanto, a coexistência e integração de modelos de nuvem avançaram no ano passado. Em 2021, 49% utilizavam o modelo híbrido. Já em 2022, o número chegou a 62%.

Segundo as empresas, entre os maiores obstáculos da migração para o sistema de nuvem estão: os problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (36%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).

“A maturidade digital é um conceito dinâmico e as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo. Por isso, o Inexti tem uma função importantíssima, servindo de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios”, afirma o vice-presidente da Oi e Head da Oi Soluções, Marcelo Leite.

Para Leite, o estudo estabelece um entendimento sobre temas tecnológicos que compõem o pensamento estratégico das organizações, e a maneira como se traduzem no uso de infraestrutura de TI.

Esses dados foram obtidos a partir de 200 entrevistas com pessoas na área de contratação de serviços de TI de diversas empresas de médio e grande porte do Brasil. Idealizado pela Oi Soluções e desenvolvido pela IDC Brasil, o Inexti está na sua segunda edição. A primeira foi realizada em 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?