Acidente paralisa perfuração na Foz do Amazonas
Vazamento de fluido interrompe operação da Petrobras na Foz do Amazonas e atividades ficam suspensas por tempo indeterminado
atualizado
Compartilhar notícia

Um acidente com vazamento de fluido de perfuração ocorrido no domingo (4/1) levou à paralisação das atividades em um poço exploratório na Foz do Amazonas. Embora a Petrobras tenha confirmado a paralisação das atividades, não informou oficialmente o tempo para a retomada da perfuração.
Segundo a Petrobras, o incidente foi identificado durante uma operação de rotina, quando a equipe da plataforma percebeu a queda no nível do fluido de perfuração nos tanques, indicando perda do material. Após inspeção inicial sem anormalidades visíveis na superfície, um ROV (robô submarino operado remotamente) foi acionado.
Em nota enviada ao Metrópoles, a Petrobras informou que a perda do fluido ocorreu em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho, localizado a, aproximadamente, 175 quilômetros da costa do Amapá.
Segundo a empresa, o problema foi imediatamente contido e isolado, e as linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo.
A estatal destacou ainda que não há problemas com a sonda nem com o poço, que permanecem em condições seguras de operação. “A ocorrência não oferece riscos à segurança da operação de perfuração”, detalhou a Petrobras.
A empresa adotou todas as medidas de controle previstas e notificou os órgãos competentes. Segundo a nota, o fluido utilizado atende aos limites de toxicidade permitidos e é biodegradável, não representando risco ao meio ambiente ou à população.




