Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula reclama de "celeuma" em torno do petróleo na Foz do Amazonas

Presidente voltou a defender a pesquisa exploratória de petróleo na região da Margem Equatorial

Daniela Santos30/10/2025 11:09, atualizado 30/10/2025 12:45
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender a licença para pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. O projeto da Petrobras é alvo de críticas de ambientalistas e recentemente recebeu autorização do Ibama para início das operações.

Em agenda com empresários do setor de biocombustível e de automóveis, na manhã desta quinta-feira (30/10), o chefe do Planalto afirmou que há uma “celeuma” no Brasil acerca do tema, acrescentando que “não é possível abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite”.

“Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Foi dada a licença do Ibama. Eu tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite. É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil”, disse o presidente.

O petista afirmou ainda que a pesquisa na região será feita com “cuidado que o meio ambiente exige e a responsabilidade que o Brasil tem“. “Vamos ser o país mais perfeito do ponto de vista da transição energética no mundo”, destacou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou que o “Brasil não pode abrir mão dessa riqueza”, ao defender a pesquisa exploratória.

“O petróleo não é uma questão de oferta, é uma questão de demanda. Enquanto o mundo demandar petróleo, o Brasil não pode abrir mão dessa riqueza, desse mineral importante para poder a gente continuar fazendo, combatendo miséria, fome”, pontuou o auxiliar de Lula.

Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - destaque galeria
6 imagens
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 2
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 3
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 4
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 5
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 6
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 1
1 de 6

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 2
2 de 6

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 3
3 de 6

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 4
4 de 6

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 5
5 de 6

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Lula reclama de “celeuma” em torno do petróleo na Foz do Amazonas - imagem 6
6 de 6

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Biodiesel

Durante a manhã, o presidente visitou uma exposição de veículos movidos a biocombustíveis, ao lado do CEO da Be8, Erasmo Carlos Battistella, e do presidente Mercedes-Benz do Brasil & CEO da empresa na América Latina, Denis Güven. A agenda também contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e ministros de governo.

O titular do Executivo defendeu a exportação do biodiesel brasileira para a Alemanha. “Eu quero ir com você [Güven] para a Alemanha fazer uma apresentação dos produtos brasileiros, onde vossa excelência quiser, para que a gente possa começar a exportar o nosso biodiesel sem metanol para a Alemanha”, disse.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters