A Lula, João Campos defendeu que Alckmin siga como vice: “Confiança”

Presidente e prefeito do Recife se reuniram por pouco mais de uma hora no Palácio do Planalto nesta terça-feira (10/2)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rodolfo Loepert / PCR
João Campos
1 de 1 João Campos - Foto: Rodolfo Loepert / PCR

O presidente nacional do PSB e prefeito do Recife (PE), João Campos, reafirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o desejo do partido de manter o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na chapa do petista à reeleição. Campos acrescentou que a decisão caberá a Lula e Alckmin e que não deve haver intermediários na relação entre ambos.

Lula e Campos se reuniram por pouco mais de uma hora no Palácio do Planalto nesta terça-feira (10/2). O encontro não constava na agenda oficial do presidente.

Segundo o prefeito, Lula tem ciência de que a manutenção da vice-presidência com o PSB é estratégica para a sigla.

“Ele sabe que para o nosso partido é importante essa construção e eu tenho certeza que os dois vão construir isso da melhor forma. Pela relação que eles têm, eles vão poder conversar, vão poder discutir e eu tenho certeza que vai ser feita uma grande construção em torno disso e com muita confiança”, afirmou Campos a jornalistas.

O dirigente do PSB acrescentou que não cabe a terceiros interferir na relação entre Lula e Alckmin. “Não é um presidente de partido que vai tratar da relação entre os dois. Mas eu tenho muita confiança que os dois vão poder conduzir isso de forma muito segura e que o nosso partido já externou a nossa posição”, disse.

Campos afirmou ainda ter “absoluta tranquilidade” quanto à condução das tratativas entre o presidente e o vice. Segundo ele, a reunião foi “política, reservada e muito importante”.

O prefeito também apresentou a Lula um panorama dos cenários eleitorais em diversos estados.

“A gente tem uma aliança no país inteiro, presentes em candidaturas ao Senado, ao governo, apoios recíprocos. Então foi uma leitura rápida do quadro, mas sempre muito afirmativo da nossa parceria com o presidente Lula, que se materializou desde a eleição passada e nessa eleição também tem o nosso compromisso de apoio do nosso partido, do PSB, ao presidente Lula”, declarou.

“Eu posso dizer que eu saio da reunião muito animado, muito seguro, com a parceria que o PSB e o PT tem no Brasil inteiro, nas eleições estaduais, nos palanques estaduais que serão montados em candidaturas que ser lançadas”, completou.

Disputa pela vice

A disputa pelo nome que integrará a chapa de Lula na corrida por um quarto mandato ganhou força na semana passada, após o presidente afirmar, em entrevista, que Alckmin tem um “papel a cumprir” em São Paulo nas eleições de 2026. Na mesma ocasião, Lula também citou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).

No momento, Lula consulta o MDB sobre a possibilidade de indicar um nome da sigla para a vaga de vice-presidente na chapa à reeleição. Com isso, Alckmin poderia deixar o posto no alto escalão do governo.

Uma ala do PT avalia a possibilidade de aliança com o MDB para compor a chapa presidencial, mas divergências internas podem dificultar o acordo. Entre petistas, a avaliação é que, atualmente, a maioria do MDB seria contrária à costura. Ainda assim, caso Lula mantenha o favoritismo diante dos adversários, o cenário pode mudar.

Hoje, lideranças do MDB nas regiões Norte e Nordeste defendem o apoio do partido à reeleição de Lula e a reivindicação da vaga de vice. Já emedebistas do Sul e Sudeste se posicionam contra a aliança.

Nessa segunda-feira (9/2), o presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que o partido busca aproximação com o MDB, mas reconheceu a complexidade regional da sigla.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?