metropoles.com

7 de Setembro não empolga militância do PT nas redes e ruas até agora

Apoiadores de Lula não se mobilizam, até agora, para o desfile em celebração da Independência na Esplanada dos Ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
operário é içado por guindaste durante Montagem da estrutura dos palanques para o desfile de 7 de Setembro - metrópoles
1 de 1 operário é içado por guindaste durante Montagem da estrutura dos palanques para o desfile de 7 de Setembro - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A primeira celebração da Independência do Brasil no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem empolgado os apoiadores do petista até o momento. Faltando menos de uma semana para o desfile militar do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, parlamentares e influenciadores de esquerda pouco falam no assunto, e a militância não se mobiliza em grupos de troca de mensagens ou nas redes sociais.

O clima político este ano contrasta com os eventos de 7 de Setembro ao longo do governo de Jair Bolsonaro (PL), que tiveram forte conotação ideológica e convocação massiva a apoiadores de extrema direita para participar da solenidade e ouvir o ex-presidente.

Foi em um feriado de Independência, em 2021, que Bolsonaro ameaçou não mais cumprir ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) e xingou o ministro Alexandre de Moraes – para depois, com a ajuda do ex-presidente Michel Temer, voltar atrás.

A estrutura do evento deste ano, que terá a presença de Lula e dezenas de outras autoridades, já está quase pronta no centro de Brasília, e o governo estima o público em 30 mil pessoas. O desfile começou a ser anunciado em rádio e TV nessa sexta (1º/9), e havia a previsão de as redes oficiais do Palácio do Planalto iniciarem a divulgação neste fim de semana.

Com novidades na programação, que segue tendo como destaque o desfile de tropas e veículos militares e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o evento deste ano tem por objetivo ser mais familiar e provocar menos tensão política. O desfile terá o slogan “Democracia, soberania e união” e quatro eixos temáticos: Paz e Soberania; Saúde e Vacinação; Ciência e Tecnologia; e Defesa da Amazônia.

0

Dino alerta o GDF sobre convocações

Como nas redes da militância lulista, os bolsonaristas não falam muito na internet em mobilizações de rua para o 7 de Setembro. Sem convocações de Bolsonaro, bem como de influenciadores, os militantes do ex-presidente, em geral, pregam o “fique em casa” e propagam supostos planos de prisão a quem se manifestar contra o governo Lula.

Apesar disso, há militantes de direita em grupos de WhatsApp e Telegram e nas redes que fazem convocações genéricas, mas com críticas ao presidente petista. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou 10 vídeos ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, referentes às possíveis manifestações no 7 de Setembro.

Nas imagens, divulgadas pela coluna Grande Angular, apoiadores de Bolsonaro criticam o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Lula.

Os vídeos dizem que “7 de Setembro de 2023 será gigantesco”, o que foi interpretado pelo Ministério da Justiça como uma convocação para atos de manifestação na data. “A responsabilidade é nossa”, “acorda Brasil” e “chega de safadeza” são outras frases escritas por cima das imagens compartilhadas via rede social.

Grito dos Excluídos

Na militância de esquerda, mais quente que o 7 de Setembro com Lula e militares, está a convocação para o Grito dos Excluídos e das Excluídas, promovido por movimentos sociais, como o MST, para denunciar a desigualdade social. Diversos perfis e publicações progressistas promovem os eventos em suas regiões.

Já a solenidade oficial não conta com tanto engajamento, nem orgânico nem promovido. A rede “Lulaverso”, de perfis e grupos no WhatsApp e Telegram, criada pelo PT na época da campanha para mobilizar a militância, anda há passos lentos há meses nas redes.

A última postagem em grupo fechado do Lulaverso acompanhado pela reportagem já tem quase duas semanas. Nos grupos abertos, onde os participantes também podem escrever, não há muito mais fluxo, e tampouco se fala do 7 de Setembro.

Última postagem no Lulaverso

A organização do desfile de 7 de Setembro na Esplanada, que cai na quinta-feira, pretende pautar melhor o assunto ao longo da semana e encher as arquibancadas que vem sendo montadas há alguns dias.

Essa etapa, aliás, teve uma tragédia na última quinta-feira (31/8), quando Genes Gomes Coelho, de 39 anos, morreu após parte da estrutura da montagem do desfile desabar. O acidente ocorreu por volta das 16h, na Esplanada dos Ministérios, na altura da Catedral Metropolitana de Brasília.

Outros três trabalhadores que prestavam serviço para a empresa Palco Locação se feriram no acidente e estão internados no Hospital de Base do DF (HBDF). São eles: Jassé Dionísio de Sousa, 37 anos; Jardelmo Nunes da Silva, 35; e Maxwell Meira da Silva, 30.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os quatro trabalhadores estavam em uma estrutura metálica, tipo tenda, quando despencaram.

O governo federal lamentou o acidente e se solidarizou com a família.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?