metropoles.com

“Mais policiais do que na posse do presidente”, diz Celina sobre 7/9

Governadora em exercício do Distrito Federal criou gabinete para elaborar e executar plano de segurança para o feriado de 7 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Imagem colorida mostra mulher loira falando ao microfone
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher loira falando ao microfone - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou, nesta sexta-feira (1º/9), que a programação para o feriado de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios contará com mais policiais do que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em ofício direcionado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou um alerta sobre convocações para atos de manifestação na data.

Dino compartilhou 10 vídeos “que tratam de supostas manifestações articuladas e previstas para ocorrer em 7 de Setembro de 2023”.

Em razão da preocupação com eventuais manifestações, Celina Leão criou um Gabinete de Mobilização Institucional para elaborar e executar um plano de segurança para o feriado do Dia da Independência.

“O GDF está preparado. Confiamos em nossa [Secretaria de] Segurança Pública, mas, dessa vez, queremos compartilhar informações [com o governo federal], caso haja dados divergentes do que tivermos. E esse grupo ficará instituído até o dia 8. É um monitoramento e uma integração para que possamos ter um espírito colaborativo e um dia de paz”, declarou Celina.

No dia do feriado, o GDF mobilizará mais de 2 mil policiais militares e mais de 500 civis. “Teremos mais policiais do que no dia da posse do presidente Lula”, comparou.

Apesar da atenção para a possível ocorrência de protestos, o governo espera um evento tranquilo. “Aquela pessoa que quiser ir pra Espanada para ver o desfile, em um ar de democracia, será muito bem-vinda. Mas, para quem quiser vir para o Distrito Federal fazer bagunça e arruaça, as forças de segurança irão agir. Temos certeza que teremos um dia de tranquilidade “, reforçou a vice-governadora. “Agiremos com precaução e cautela.”

Esquema de segurança

O governo federal espera um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, onde ocorrerá o tradicional desfile cívico e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB).

esquema de segurança para o evento será reforçado, com previsão de fechamento de vias, revista aos espectadores e policiamento nos prédios públicos. A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios ficará bloqueada a partir da próxima quarta-feira (6/9), da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à área incluirão vistorias.

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos por gradis e policiais.

Previsto para começar às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o evento terá como slogan a frase “Democracia, soberania e união”.

O desfile organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) terá como conceito quatro eixos temáticos: “Paz e soberania”; “Ciência e tecnologia”; “Saúde e vacinação”; e “Defesa da Amazônia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?