5G: famílias de baixa renda podem pedir troca de antenas parabólicas

A possibilidade vale para 439 municípios de todo o país e se deve à limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o 5G seja implementado

atualizado 06/03/2023 19:58

Imagem mostra antena. Familias de baixa renda podem ter acesso a um novo equipamento - Metrópoles Gustavo Moreno/Metrópoles

Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham em casa uma antena parabólica tradicional podem solicitar a troca do equipamento.

A possibilidade vale para 439 municípios de todo o país e se deve à limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o 5G seja implementado. No total, a expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas.

O estado de São Paulo tem 163 municípios em que as famílias estão habilitadas para receber o aparelho, enquanto Santa Catarina tem 36 e o Paraná, 33. Confira a lista de cidades que podem acessar o benefício neste link.

A instalação de equipamentos mais modernos busca evitar que haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada do 5G. A tecnologia tem frequência semelhante à que era usada pelas parabólicas tradicionais, o que poderia acarretar chuviscos, chiados e interrupções.

As famílias que se enquadram no perfil para receber as antenas devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br.

Mais lidas
Últimas notícias