metropoles.com

Refém do Centrão, Bolsonaro quer também o Centrão refém dele

Polícia Federal investiga a destinação de recursos do orçamento secreto

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/PR
Imagem colorida mostra presidente da Câmara dos Deputados Federais, Arthur Lira, e o presidente da república, Jair Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra presidente da Câmara dos Deputados Federais, Arthur Lira, e o presidente da república, Jair Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Isac Nóbrega/PR

Da redemocratização do país em 1985 para cá, presidente da República algum mandou mais e tão acintosamente na Polícia Federal do que Jair Bolsonaro.  E nem precisou indicar o superintendente como pretendia e foi impedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Há meses, por ordem de Bolsonaro, a Polícia Federal investiga a destinação de parte do dinheiro do orçamento secreto da União, administrado pelos presidentes da Câmara (Arthur Lira, PP-AL) e do Senado (Rodrigo Pacheco, PSD-MG). Finalmente, há poucos dias, ela pediu ao Supremo a abertura formal de um inquérito.

Com uma mão, Bolsonaro deu o dinheiro para satisfazer o apetite do Centrão e manter unida sua base de apoio no Congresso. Com a outra, segundo a mais recente edição do Tag Reporter, das jornalistas Helena Chagas e Lydia Medeiros, mandou investigar as denúncias do mal emprego do dinheiro.

Sua intenção inicial não é de expor quem o tem ajudado a governar em troca de favores, alguns inconfessáveis, mas de deixá-los reféns dele. Incomoda muito Bolsonaro a história de que o Centrão manda e ele obedece. Se não dá para ser o contrário (ele manda e o Centrão obedece), que haja maior equilíbrio na relação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?