metropoles.com

É muito cedo para a Justiça baixar armas

Curioso: caberá a um governo do PT salvar a democracia ameaçada

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fotografia de estátua da deusa da Justiça
1 de 1 Fotografia de estátua da deusa da Justiça - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Agora, parece fácil recomendar mais contenção aos ministros do Supremo Tribunal Federal, elogiar os que só falam nos autos de processos, e advertir os que costumam se exceder.

Mas, se não fossem eles, em que situação estaria o país? Bolsonaro tentou golpear a democracia ao longo dos seus 4 anos de governo. Contava com o apoio ou omissão das Forças Armadas.

A maior parte da classe política fingiu não ver. Parte da mídia, também. O mercado financeiro, idem. Deitado em berço que nunca foi esplêndido, o país caminhava ao encontro do seu destino.

Foi o Supremo Tribunal Federal, e o Tribunal Superior Eleitoral, que resistiram ao que estava à vista de todos. Chegou-se ao ponto de quartéis virarem incubadoras de terroristas.

Fracassou o golpe tentado em 8 de janeiro último. A prisão de mais de mil vândalos pode ter abrandado o ímpeto dos que queriam destruir a democracia, pondo em seu lugar uma ditadura.

Mas talvez o verbo certo seja esse mesmo: abrandar. Ou qualquer outro dos seus parentes: acalmar, amansar, amortecer, aplacar, atenuar, conter. (Salve a riqueza da língua portuguesa!)

Se existiu um dia, a direita civilizada resume-se, hoje, a um grupo pequeno de liberais e conservadores à moda antiga. A extrema-direita cooptou os que se diziam liberais e conservadores.

Talvez nunca mais a Praça dos Três Poderes, em Brasília, assista a um espetáculo de horror semelhante ao que ocorreu, mas não significa que a violência não se repetirá em outras partes do país.

O bolsonarismo pode estar com seus dias contados diante da inconsistência e da frouxidão do seu líder; a extrema-direita está viva, forte e em marcha. É cedo para a Justiça baixar armas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?