metropoles.com

Disparo de Braga Netto contra o voto eletrônico mata voto impresso

Presidente e auxiliares trapalhões são candidatos à medalha de ouro na especialidade tiro no pé

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida do general Braga Netto - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do general Braga Netto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Dá-se como certa a morte precoce da volta do voto impresso daqui a mais duas ou três semanas, quando a comissão especial da Câmara dos Deputados que trata do assunto reunir-se pela primeira vez depois do fim das férias de meio de ano do Congresso.

O disparo feito pelo general Braga Netto, ministro da Defesa, contra o voto eletrônico só serviu para consolidar a tendência da maioria da comissão de mantê-lo a qualquer custo. Dezoito votos seriam suficientes para isso. Fala-se que já existem 22.

O enterro da proposta de se restabelecer o voto impresso só não se deu antes das férias porque o presidente da comissão, bolsonarista de carteirinha, valeu-se de um recurso parlamentar para adiá-lo. Disso aproveitou-se o general para dar seu tiro infeliz.

Conta o jornal O Estado de S. Paulo que, no último dia 8, por meio de um interlocutor, Braga Netto mandou um duro recado ao deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara: sem voto impresso não haveria eleições em 2022.

Naquele mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro repetiu a mesma coisa em conversa com devotos. Por considerar a situação “gravíssima”, Lira procurou Bolsonaro e disse-lhe que não contasse com ele para qualquer ato de ruptura institucional.

O general negou que tivesse mandado recado a Lira, mas voltou a defender o voto impresso. Lira negou que tivesse recebido qualquer recado, mas deitou falação em favor da democracia. A especialidade do governo Bolsonaro é dar tiro no próprio pé.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?