metropoles.com

Justiça Federal do Rio rejeita ação e mantém indulto a Daniel Silveira

Ação Popular contra o decreto de Jair Bolsonaro foi apresentada semana passada. Juiz atendeu a AGU e negou revisão da graça

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro e o deputado Daniel Silveira
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro e o deputado Daniel Silveira - Foto: Reprodução

A Justiça Federal do Rio decidiu, no fim da tarde desta segunda-feira, que está mantida a vigência do decreto de Jair Bolsonaro que concedeu o indulto, a graça, ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). 

Uma ação popular foi impetrada na semana passada contra a concessão feita pelo presidente da República a seu aliado. O argumento era que o ato é inconstitucional dada a proximidade entre Bolsonaro e Silveira.

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu a legalidade do decreto na ação. A sentença a favor de Silveira foi do juiz Carlos Ferreira de Aguiar, da 12ª Vara Federal do Rio.

O magistrado extinguiu a ação sem julgar o mérito. Ele entendeu que, como já há uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), impetrada pela Rede, com o mesmo conteúdo e pedido, não há necessidade da apreciação no Rio, o que se chama de “litispendência”. Foi uma posição de cautela.

“A doutrina e a jurisprudência apontam como soluções para essa questão a reunião dos processos para processamento conjunto, a extinção ou a suspensão de uma das ações coletivas. A reunião da presente ação com as ações propostas perante o STF encontra óbice na regra absoluta de competência prevista na Constituição Federal” – afirmou o juiz na sentença.

Com a decisão, quaisquer outras ações populares contra o indulto de Bolsonaro para Silveira recairá sobre a responsabilidade do juiz Aguiar. Mas, com essa sentença, toda ação dessa natureza será julgada pelo STF.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?