metropoles.com

Já há acordo pelo afastamento de Bivar da presidência do União Brasil

Elmar Nascimento articulou com congressistas e governadores o afastamento do pernambucano; expulsão do partido também é discutida

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
Entrevista com o atual presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE) 10
1 de 1 Entrevista com o atual presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE) 10 - Foto: <p> IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Após os congressistas do União Brasil se reunirem na tarde de ontem (12/03) para decidir a convocação de uma reunião executiva da sigla, o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) terminou a noite ligando para governadores e prefeitos para definir o que será decidido no encontro desta quarta (13/03).

Já há consenso: o ainda presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar (União Brasil-PE) deve ser afastado do cargo. Há ainda quem defenda a expulsão do cacique do partido, após ele assumir que fez ameaças contra Antônio Rueda, presidente eleito da sigla.

A crise no União Brasil envolve os R$ 517 milhões que o partido tem de fundo partidário em 2024. O controle do montante fez com que Bivar tentasse se manter na presidência da sigla, sendo que Rueda já foi eleito novo presidente, a assumir o cargo em 1º de junho.

O pernambucano tentou adiar a convenção coletiva do partido, marcada para 29 de fevereiro, mas acabou vencido. Antônio Rueda foi eleito presidente nacional do União Brasil, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, como 1º vice-presidente da legenda. O senador Davi Alcolumbre (AP) ficou com o posto de secretário-geral.

Depois da eleição, Rueda apresentou uma representação criminal contra Bivar à Delegacia Especial de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal, pedindo que ele seja investigado por suposto crime de ameaça.

Bivar teria ameaçado de morte o presidente eleito do União Brasil. Como evidência, Rueda entregou à polícia um vídeo de cerca de 30 segundos com as supostas ameaças. Diante disso, Rueda deixou o país com a família.

Na segunda-feira (11/03), a casa de praia dele e a da irmã, Maria Emilia de Rueda, que é tesoureira do União Brasil, foram alvo de um incêndio. Os imóveis ficavam na Praia do Toquinho, em Pernambuco.

O afastamento de Luciano Bivar da presidência é o primeiro passo da “tirada de mãos” do União Brasil da ala originária do PSL. Em 2021, o partido que Jair Bolsonaro (PL) foi eleito presidente se fundiu com o DEM, formando o União. 

Atores como Rueda, ACM Neto e Alcolumbre eram do Democratas e querem o controle do fundo eleitoral do partido, que ultrapassa o meio bilhão de reais neste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?