metropoles.com

Durante a fala de Nikolas, políticos recebem “Como não ser um babaca”

Cartilha preparada pelo Sindilegis foi distribuída no Congresso Nacional, para parlamentares e até ministros do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação Sindilegis
Simone Tebet com livro
1 de 1 Simone Tebet com livro - Foto: Divulgação Sindilegis

Enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) fazia um discurso transfóbico de peruca na tribuna do plenário, anteontem, deputados, senadores e até ministros do governo recebiam um exemplar da segunda edição da cartilha “Como não ser um babaca” nos corredores do Congresso Nacional.

A publicação, organizada pelo Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União), mostra exemplos de argumentos machistas de homens “babacas”, seja em casa, no ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço.

O livreto se apresenta como um guia prático para se identificar alguém com esse comportamento. Foram listadas seis categorias de “babaquices” e o exemplo do parlamentar mineiro se encaixa em uma delas: “sobre o que não é babaquice, é crime: o que ultrapassa os limites da falta de noção e precisa ser investigado”.

É exatamente o caso de Nikolas, que irá enfrentar várias frentes de investigação, do Conselho de Ética ao Ministério Público Federal.

Uma das agraciadas com o livro, anteontem, a ministra Simone Tebet (Planejamento) elogiou a publicação à direção do Sindilegis, que a entregou em suas mãos, como mostra a foto acima:

“O Guia Babaca é brilhante. Esse é um assunto mais do que urgente de ser pautado e debatido na sociedade” – afirmou Tebet, que posou com a publicação.

Uma das frases “babacas” citadas, e que redundou em condenação de seu autor, o ex-presidente Jair Bolsonaro, entrou nessa edição. Se trata de seu ataque contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS), em 2017.

“Ela não merece ser estuprada porque é muito feia. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar porque não merece” – foi o que disse Bolsonaro.

Quem também posou com o livreto foi a senadora e ex-ministra Damares Alves (Direitos Humanos).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?